FUNDAMENTOS ORIENTADORES PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO REGIME MILITAR (1964-1985)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n50a2011-08Palavras-chave:
Educação Física Esportiva. Diagnóstico. Revista Brasileira de Educação Física. Michael Foucault.Resumo
* Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor de Educação Física na Educação Básica da rede pública estadual na cidade de Araguari/ MG.
 ** Doutor em Educação na área de Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Fundamentos orientadores para as políticas públicas da educação física no regime militar
(1964-1985)
Resumo: Este texto, a partir da leitura do Diagnóstico de Educação Física/Desportos no Brasil, discute a inserção da Educação Física Esportiva (EFE) nos ordenamentos governamentais por meio de práticas de governo assentadas em análises sistêmicas. Destaca-se que o enfoque priorizado por nossos tecnocratas é o cibernético. Soma-se a essa parte, o pano de fundo que incrementou os investimentos governamentais em comodidades sociais - inclusive a EFE - que viabilizassem uma melhora na qualidade de vida da população e, também, a utilização da Revista Brasileira de Educação Física como uma ação efetiva para a "disponibilização" dessa benesse social com mais qualidade.
Palavras-chave: Educação Física Esportiva. Diagnóstico. Revista Brasileira de Educação Física. Michael Foucault.
Abstract: From the reading of the Diagnosis of Physical Education/Sports in Brazil, this text argues the insertion of the Sportive Physical Education in the governmental orders by means of government practices based on systemic analyses. It is emphasized that the approach prioritized by our technocrats is the cybernetic. Besides, it is also shown the background which developed the governmental investments for social comforts - including the Sportive Physical Education - that may make possible an improvement on the quality of life of the population and, also, the use of the Brazilian Magazine of Physical Education, as an effective action for the accomplishment of this social benefit with more quality.
Keywords: Sportive Physical Education. Diagnosis. Brazilian Magazine of Physical Education. Michel Foucault.
Referências
A.E.J. É tempo de somar. Revista Brasileira de Educação Física. Brasília, n. 11, p. 3-7, 1972.
BERTALANFFY, L. V. Teoria Geral dos Sistemas. Petrópolis: Vozes, 2008.
BRASIL. Diagnóstico de Educação Física/Desportos do Brasil. Ministério do Planejamento, Brasília, 1971.
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
______. Segurança, Território, População. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.
______. Nascimento da biopolítica. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.
GUILHERME, A. Observações sobre detalhes técnicos e problemas do voleibol e dos demais desportos coletivos. Revista Brasileira de Educação Física, Brasília, n. 17, p. 54-63, set./out. 1973.
MARQUES, E. T. Faça sua revista circular. Revista Brasileira de Educação Física. Brasília, n. 13, p. 3-5, jan./fev. 1973.
______. Um novo mercado de trabalho. Revista Brasileira de Educação Física. Brasília, n. 14, p. 3-4, mar./abr. 1973.
MOLLET, R. Educação Física e Desportos no Brasil de 1970 para 1980. Revista Brasileira de Educação Física, Brasília, n. 12, p. 81-87. 1972.
COSTA, L. P. da. Caracterizações para uma política desportiva nacional. Revista Brasileira de Educação Física e Desportos. Brasília, n. 26, p. 20- 42, abr./jun. 1975.
ROSEMBERG, F. ALBA, O Projeto Casulo e a Doutrina de Segurança Nacional. In: FREITAS, M. C. (Org.) História Social da Influência no Brasil. São Paulo: Cortez, 1977.
SENELLART, M. A crítica da razão governamental e Michel Foucault. Tempo Social, Revista de Sociologia, São Paulo, v. 7.p. 1-2; p. 1-14, Out. 1995.
SILVA, G. do C. e S. Geopolítica do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1967.
TUBINO, M. J. G.; ABTIBOL, L. G. Os conceitos de eficiência e eficácia e uma abordagem preliminar analítica em escolas de educação física. Revista Brasileira de Educação Física, Brasília, n. 17, p. 64-73, set./out. 1973.
VEYNE, P. M. Como se escreve a história, Foucault revoluciona a história. Tradução de Alda Baltar e Maria Auxiliadora Kneipp. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1982.
Data de registro: 15/09/2009
Data de aceite: 18/08/2010
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.