CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA: ASCENSÃO DE UM NOVO PARADIGMA CURRICULAR

Autores

  • Antonio Chizzotti Universidade Federal de Uberlandia (UFU); Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p429a448

Resumo

O artigo analisa a ascensão de um novo paradigma normativo do currículo da educação básica em muitos sistemas nacionais de educação, tendo como referência as competências esperadas dos alunos ao fim da escolaridade. Apresenta o ingresso progressivo do conceito de competências promovido por agências e uniões internacionais e pelos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na formulação e gestão das políticas curriculares, indicando a centralidade do currículo escolar como foco nuclear para o enfrentamento dos desafios e exigências do desenvolvimento e da competitividade. Historia o compartilhamento dos debates dos diferentes sistemas de educação em torno da questão curricular e a formulação de um proposta consensual em favor das competências básicas esperadas dos alunos ao fim da escolaridade obrigatória nos respectivos sistemas de educação. A pesquisa apoia-se nos documentos produzidos e nas normas jurídicas promulgadas, que definiram as competências básicas para os países membros da OCDE para a educação obrigatória dos sistemas de educação dos países membros.

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Data de registro: 20/12/2011

Data de aceite: 21/03/2012

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Publicado

2012-07-19

Como Citar

CHIZZOTTI, A. CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA: ASCENSÃO DE UM NOVO PARADIGMA CURRICULAR. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, n. 52, p. 429–448, 2012. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p429a448. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17644. Acesso em: 18 jul. 2024.