A-B
INDICE REMISSIVO POR AUTORES - 36 ANOS DE PUBLICAÇÕES (n.1/1986 – n.75/2021)
ABDALA, Mônica Chaves
- Educação e memória: proposta de um museu na UFU (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 125 a 128). http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2081
ADAMS, Adair
- O pensar compreensivo e o inflacionamento do pensar informativo na educação (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1255 a 1271)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41731
- Implicações da noção de consciência histórica nas ciências humanas e sociais: um modo de projeção para o futuro e de posição em relação ao passado (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 817 a 843) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/48925
ADOLFO, Luiz Gonzaga Silva
- A experiência hermenêutica do jogo no ensino do direito ambiental (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 193 a 216).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13717
ADRIÃO, Theresa
- Escolas Charters nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública (v.28 n. Especial 2014 p. 263 a 282).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24613
AFONSO, José António
- A escola pública laica em Portugal: a República e os republicanos– um inquérito aos programas dos partidos republicanos (1910- 1926) (v.27 n. Especial 2013 p. 21 a 62).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22686
AGOSTINI, Igor
- L’unità di Dio in Descartes (v.29 n. Especial 2015 p. 169 a 197).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30737
- La domanda sul l’uomo e la II Meditazione (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1141 a 1156) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59280
AGOSTINI, Siegrid
Claude Clerselier lettore del dubbio di René Descartes (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1077 a 1103) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59281
AGUIAR, Fernando
- Confianza y racionalidad (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 239 a 246).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1036
AGUIAR, Odílio Alves
- Condição humana e educação em Hannah Arendt (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 23 a 42).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1965
ALCOFORADO, Paulo
- Roteiro para o estudo do Órganon (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 09 a 32).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1109
- Cronologia das obras lógicas de Aristóteles (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 43 a 56).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/764
- Tradução: Pensamentos compostos. Uma investigação lógica. Gottlob Frege. Paulo Alcoforado (trad.) (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 243 a 268).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/744
ALEXANDRE, Bruno Santos
- O ensino de filosofia entre a "história da filosofia" e a "filosofia": uma questão não esgotada (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 965 a 989)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/43410
ALGARTE, Roberto A.
- Modernidade e cidadania nas relações estado e sociedade (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 141 a 162).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/890
ALMADA, Leonardo Ferreira
- A neurociência afetiva como orientação filosófica: por uma ressignificação neurofilosófica do papel das emoções na estruturação do comportamento (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 201 a 226).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13343
- VIII Colóquio Antero de Quental, 2009, São João Del-Rey. Atas do VIII Colóquio Antero de Quental. São João Del-Rey: Estudos Filosóficos, n. 3, jul./dez. 2009. 368 p. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 321 a 326).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11297
ALMEIDA JÚNIOR, José Benedito de
- Jean-Jacques Rousseau: trezentos anos de um caminhante solitário (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 17 a 24).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17595
ALMEIDA, Alzira Jeronimo de Melo
- ALGARTE, Roberto A. Escola e desenvolvimento humano: da cooptação política à consciência crítica. Brasília, Livre, 1994, 228 p. (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 263 a 270).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/890
ALMEIDA, Davi da Costa
- Educação e Filosofia para além dos processos de domesticação e bestialização dos indivíduos (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 765 a 787)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/50193
ALMEIDA, Paulo Roberto Andrade de
- MÍLOVIC, Míroslav. Filosofia da comunicação: para uma crítica da modernidade. Tradução do manuscrito em inglês por Verrah Chamma. Brasília: Plano Editora, 2002, 310 p (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 237 a 241).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1979
ALMEIDA, Rogério de
- O imaginário trágico de Ricardo Reis: uma educação para a indiferença. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 635 a 654).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13367
ALMEIDA, Wolney Gomes
- Os estudantes surdos no ensino superior em Portugal uma reflexão sobre a sua inclusão (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 269 a 310).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60469
ALVARENGA, André Martins
- Interdisciplinaridade: da simplificação ao pensamento complexo (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1011 a 1032). http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32169
ALVES JÚNIOR, Douglas Garcia
- Reconciliação e rememoração da natureza no sujeito: Adorno e a questão da possibilidade da filosofia (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 117 a 130).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/700
ALVES, Antônio José Lopes
- Os PCN e o ensino da filosofia (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 101 a 116).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/610
- Alienação, estranhamento e universalidade humana na crítica marxiana da economia política 1857-1867 (v.31 n.61 jan./abr. 2017) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31499
ALVES, Claudia
- Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educação (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 27 a 55) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47879
ALVES, Flávio Soares
- Cartografias da ingovernabilidade dos corpos na arte e na vida (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 31 a 44) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55513
AMADO, Wolmir
- A Universidade e a regionalização na filosofia da libertação (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 147 a 162).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1236
- O ensino colonial pré-pombalino no Brasil - 1549 a 1759 (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 57 a 78).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1153
AMARAL FILHO, Fausto dos Santos
- Para pensarmos a prática da pesquisa em Educação (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 725 a 747) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37400
AMARAL, Giana Lange do
- Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”: direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII) (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1379 a 1408) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54865
AMATO, Rita de Cássia Fucci
- Santo Agostinho: “De Musica” (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 131 a 164).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/701
AMITRANO, Georgia
- Apresentação (Orgs.) Dossiê Derrida (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 543 a 545).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33661
- Com-por, rastros e espectros de Derrida (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 615 a 630).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29882
AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de
- GOUVEIA, M.S.F. Cursos de ciências para professores do 1° grau: elementos para uma política de formação continuada. Campinas, 1992. (tese de doutorado) (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 123 a 126).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1062
AMORIM, Filipi Vieira
- Os desafios da compreensão: um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 197 a 217)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45843
- A solidão em tempos sombrios proposições pedagógico-educacionais para um mundo fora dos eixos (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56176
ANDRADE, Antônio dos Santos de
- Quem são os alunos repetentes da primeira série do primeiro grau do município de Uberlândia (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 127 a 152).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1951
ANDRADE, Ciro Schmidt
- “El amor a la sabiduría” como fundamento didáctico (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p.07 a 14).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/921
- Proyectos educativos desde la hermenéutica analógica. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 297 a 322).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11251
ANDRADE, Julia Pinheiro
- Educação e democracia: um ensaio sobre o conceito de experiência em John Dewey (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 15 a 42).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/262
ANDRADE, Marcelo
- Educação moral e diversidade: diálogos a partir de Habermas e Kohlberg. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 729 a 755).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17429
ANGIONI, Lucas
- BERTI, Enrico. Aristóteles no século XX; tradução de Dion David Macedo. São Paulo, Loyola, 1997 (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 277 a 282).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/810
- BERTI, Enrico. As Razões de Aristóteles, tradução de Dion David Macedo. São Paulo: Edições Loyola, São Paulo, 1998. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 277 a 282).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/746
- BOLOTIN, D. An approach to Aristotle’s Physics (with particular attention to his manner of writing) (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 183 a 190).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/687
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos
- Entre gregos e troianos: culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883) (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 233 a 263).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24251
AQUINO, Julio Groppa
- Em direção a uma nova ética do existir: Foucault e a experiência da escrita (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 199 a 21).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/15010
AQUINO, Orlando Fernández
- Propuesta de dimensiones e indicadores para evaluar el desempeño de los docentes de los Institutos Superiores Pedagógicos em Cuba (ISP) (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 187 a 218).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/419
- Desafios na profissionalização da docência universitária: entre a privacidade das práticas, a autonomia exagerada e a fragilidade dos mecanismos institucionais (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 273 a 298).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7971
- A tarefa de estudo: ciência e criatividade do professor (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 125 a 152).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29916
ARAÚJO, Abelardo Bento
- HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobreas origens da mudança cultural. 15. ed. (Tradução: Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves). Rio de janeiro: Edições Loyola, 2006. 349 p. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 677 a 681).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13623
- Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil. (v.35 n.74 mai./ago 2021 p. 591 a 615)
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52169
ARAUJO, Adele Cristina Braga
- Gênese e processo histórico do complexo da arte no cotidiano do ser social na Estética de Lukács (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 19).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62122
ARAUJO, Alberto Filipe Ribeiro de Abreu
- A presença do sagrado na literatura educacional. Ressonâncias da criança divina no pensamento de Maria Montessori (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 887 a 914).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22200
ARAÚJO, Cícero
- A moral humeana em contexto (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 45 a 58).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/987
ARAÚJO, Elizabeth Adorno de
- Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 185 a 200).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2179
ARAUJO, Francisco Antonio Machado
- Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59937
ARAÚJO, Hugo Filgueiras de
- Para além do corpo belo: notas sobre corpo e educação a partir da leitura foucaultiana do Alcibíades (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 361 a 383)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/35530
ARAÚJO, José Carlos Souza
- Em busca dos fundamentos filosóficos da Educação Nova (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 25 a 34).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2018
- Algumas notas sobre as pesquisas educacionais na Universidade Federal de Uberlândia (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 113 a 116).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2079
- Da ideologia: para o exorcismo de um instrumento de análise (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 163 a 176).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1955
- Episteme e método para o resgate da memória educacional de Uberlândia (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 41 a 50).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1910
- História de vida e símbolo (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 79 a 82).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1915
- Notícia sobre a pesquisa de fontes histórico-educacionais no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 115 a 128).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/971
- Ensino laico e religioso na ótica da imprensa Uberabense (1924-1934) (v. 18 n. Especial 2004 p. 223 a 236).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11229
ARAÚJO, Marta Maria de
- Apresentação do Dossiê Escolas, escolarizações e utensilagens materiais no espaço luso-brasileiro (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 15 a 18).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2186
- A criança [pobre] em escola católica na cidade paroquial de Jardim do Seridó (Rio Grande do Norte, 1943-1951) (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 19 a 36).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2187
ARAÚJO, Ricardo Corrêa de
- A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada? (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 665 a 686).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26222
ARAÚJO, Rita de Cássia Pimenta de
- A apropriação de Aristóteles por John Dewey (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 43 a 70).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13335
ARAÚJO, Sônia Maria da Silva
- História e Psicologia na hermenêutica da cultura de Dilthey (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 159 a 184).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1973
ARMOGATHE, Jean-Robert
- Descartes em seu século (v.25 n. Especial 2011 p. 17 a 36).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29999
ARRUDA, Marina Patricio
- A vontade amorosa de mudar o mundo: reflexiones sobre uma práctica pedagógica (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 589 a 608)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27416
ASCOLANI, Adrían
- Apología y crítica de la educación pública en Argentina: los dilemas del pensamiento historiográfico en el siglo XX (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 17 a 46).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2173
ASSUNÇÃO, Washington Luiz
- A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 290).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/951
AXT, Margarete
- A escrita como atividade estética de professoras em formação continuada (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1027 a 1050)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39398
AZEREDO, Luciana Aparecida Silva de
- Filosofia e Educação como “Modo de vida”: o cuidado de si, do outro e o agradecimento a Asclépio (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 279 a 306)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51259
AZEVEDO, Marta Maria
- Jejuka - Suicídio entre os Kaiowá (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 115 a 124).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1919
BACH, Augusto
- Hannah Arendt e a Conquista do Espaço (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 265 a 286) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33195
BACH JUNIOR, Jonas
- Schelling e Steiner: da essência da liberdade humana ao individualismo ético (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 423 a 443).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14577
BACK, Rainri
- Educação e experiência (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1277 a 1301) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53130
BAKOS, Margarete M.
- Órfãs para o trabalho - Rio Grande do Sul, século XIX (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 127 a 134).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1158
BANDEIRA, Hilda Maria Martins
- Como elaborar plano de análise dos dados na pesquisa qualitativa: descrição, explicação ou interpretação?
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65312
BANNELL, Ralph
- The practice of reason: rationality, language and social ontology. (v.26 n. Especial 2012 p. 73 a 114).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/19675
BARBOSA, Camila Palhares
- The moral (re)presentation: an essay on Merleau-Ponty's notion of time in the Phenomenology of Perception (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 375 a 401)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/50382
BARBOSA, Claúdio Luis de Alvarenga
- A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 65 a 80).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/608
- A fundamentação da felicidade em Marx (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 147 a 162).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/417
BARBOSA, Cristiane Aparecida
- A desigualdade nos clássicos políticos: de Platão a Rousseau (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 145 a 164).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/589
BARBOSA, Cristiano
- Aprender, pesquisar e filmar: dimensões de atuação do documentarista-cartógrafo em oficinas de cinema (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1643 a 1673)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40670
BARBOSA, Vanderlei
- Educação estética em “rua de mão única” (Walter Benjamim) e em “a idade da terra” (Glauber Rocha) (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1501 a 1539)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49080
BARCELOS, Nora-Ney Santos
- A técnica de problema como estratégia de ensino-aprendizagem: relato de uma experiência (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 137 a 142).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1873
- A prática de ensino de biologia na Universidade Federal de Uberlândia: uma contribuição para a formação didático-pedagógica do biólogo (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 159 a 168).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/868
BARCELOS, Tânia Maia
- Subjetividade: inquietudes contemporâneas (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p.149 a 160).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/671
BARONI, Vivian
- A unidimensionalização da linguagem e a fragilização teórica do campo investigativo educacional: desafios para a pesquisa em educação (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 965 a 987) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49812
BARREIRA, Marcelo Martins
- Ensino da filosofia: uma leitura crítica da filosofia subjacente às orientações curriculares do MEC (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 105 a 124).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7417
BARREIRO, Aguida Celina de Méo
- Psicologia da educação nas licenciaturas em física, química e matemática (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 83 a 88).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1057
- Modelos de ensino (v.8 n.15 jan./jun. 1993p. 109 a 116).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1060
BARROS, Josemir Almeida
- As crianças em cena, contextos e identidades: reflexões sobreo contributo de pesquisadores vinculados ao “Projecto de Investigação sobre a Infância em Portugal” (v.27 n. Especial 2013 p. 143 a 162).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22687
BASSANI, Jaison José
- Sobre a cisão entre sujeito e objeto, segundo Theodor W. Adorno: questão para educação do corpo (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 641 a 669).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6244
BASSI, Romana
- Aspetti etici del rapporto mente-corpo nella Scienza Nuova. (v.28 n. Especial 2014 p. 77 a 91).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24831
BASTOS, Adriana Teixeira
- Reflexões sobre Professoralidade, Profissionalização, Profissionalidade, Profissionalismo e sua relação com o Desenvolvimento Profissional Docente (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 923 a 964) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52536
BASTOS, Amélia Rota Borges de
- Formação Médica e Processos Inclusivos práticas interdisciplinares de ensino balizadas pelos saberes da educação especial (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 311 a 332).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60452
BASTOS, Maria Helena Camara
- A educação do caráter nacional: leituras de formação (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 31 a 50).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/862
- CASPARD-KARYDIS, Penélope (dir.) La Presse d´éducation et d´enseignement. 1941 – 1990. Répertoire analytique. Paris: I.N.R.P., 2000. tome 1: A –D. 763 p. (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 287 a 292).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/727
BATISTA, Aline Maria de Melo
- Práxis, consciência de práxis e educação popular: algumas reflexões sobre suas conexões (v.21 n.42 jul./dez. 2007p. 169 a 192).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/468
BATISTA, Gustavo Araújo
- As categorias epistemológicas, políticas e epistemológico-políticas do pensamento lockeano (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 35 a 82).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/585
BATISTA, Sueli Soares dos Santos
- Reflexões sobre arte e educação: a história, a filosofia, a sociedade... (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 365 a 380).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/599
BATTISTI, César Augusto
- A prova da existência da multiplicidade de corpos na Sexta Meditação. (v.25 n. Especial 2011 p. 181 a 214).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30012
BELGIOIOSO, Giulia
- Le débat sur l’union dans les lettres de René Descartes: un esquisse (v.29 n. Especial 2015 p. 17 a 84).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30731
BENGOETXEA, Juan Bautista
- Filosofía y enseñanza de la química sin reducionismos (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 233 a 258).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/593
BENJAMIM, Cássio Correia
- Família, sociedade civil e estado na filosofia do direito de Hegel (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 89 a 112).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/736
- O jusnaturalismo moderno (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 117 a 142).
BERNAL, Juan Guillermo Diaz
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/571
- Os paradoxos da representação na era da informação (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1675 a 1692) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40672
BERNARDES, Adriana A. Martins
- KRAMER, Sônia (Coord.) e outras. Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo, Ática, 6a ed., 1993. (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 301 a 302).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1039
BERNARDO, Fernanda
- O cogito do adeus - o sujeito em auto-desconstrução (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 587 a 614).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29881
BERTELLONI, Francisco
- La filosofía explica la revelación. Sobre el “averroismo político” en el Defensor Pacis de Marsilio de Pádua (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 475 a 500).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13360
BERWIG, Aldemir
- Pensar o pensamento: a leitura e a reconstrução do imaginário social na formação superior (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 845 a 883)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46922
BETLINSKI, Carlos
- Educação estética em “rua de mão única” (Walter Benjamim) e em “a idade da terra” (Glauber Rocha) (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1501 a 1539)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49080
BEZERRA, Giovani Ferreira
- Inclusão escolar em revista (2001 a 2011) as (re)formulações discursivas do periódico Nova Escola (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62888
BEZERRA, Gustavo Cunha
- O dualismo e o problema do mal em Rousseau (v.31 n.61 jan./abr. 2017) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32418
BICCAS, Maurilane de Souza
- Educação e modernidade: a estatística como estratégia de conformação do campo pedagógico brasileiro (1850 – 1930) (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 175 a 202).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/741
BISBAL, Josep Martínez
- Sobre José Gaos y el absurdo de enseñar filosofía (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 159 a 182).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/561
BISSOTO, Maria Luisa
- Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporânea (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 85 a 116).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/570
- A educação como poiesis: um estudo conceitual (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 593 a 606) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37919
BITTAR, Marisa
- História, política e idéias pedagógicas na educação pública de Mato Grosso do Sul (v. 18 n. Especial 2004 p. 193 a 212).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11228
BITTENCOURT, Agueda Bernardete
- De documento religioso a fonte histórica: as atas do I Concílio Plenário da América Latina. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 135 a 158).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32306
BITTENCOURT, Jane
- Para além da epistemologia do professor (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 89 a 103).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/698
BLANC, Joan Pagès
- Enseñar a enseñar a participar. Sugerencias, experiencias e investigaciones (v.26 n. Especial 2012 p. 203 a 228).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/19674
BOCASANTA, Daiane Martins
- O uso dos jogos nas aulas de Matemática problematizando verdades do discurso pedagógico contemporâneo (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63115
BOCCA, Francisco Verardi
- Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 491 a 515) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27826
BOCHETTI, Andrea
- Lógica e método em Lorenzo Valla (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 651 a 663) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41035
BOGÉA, Diogo
- A condição humana e a condição docente: das ilusões de onipotência ao reconhecimento do desamparo (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 679 a 704)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/48814
BOGGINO, Norberto A.
- Psicogenesis o sociogenesis del conocimiento? Una cuestión a precisar (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 93 a 104).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/991
- Prevención de dificultades en el aprendizaje de aritmética: hipótesis y creencias pedagógicas y psicológicas (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 203 a 224).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/893
- Obstáculos em el aprendizaje de las ciencias naturales: Indicadores didacticos para prevenis problemas em el aprendizaje (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 141 a 154).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/800
BOM-TEMPO, Juliana Soares
- Apresentação - Dossiê Artes e Oficinas: incursões na filosofia de Deleuze-Guattari (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1527 a 1537)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/43114
- Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1625 a 1642)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40668
BONACCINI, Juan Adolfo
- Sobre o projeto kantiano de uma filosofia transcendental. (v.27 n. Especial 2013 p. 211 a 232).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22776
BONACINI, Irma Luiz
- A maior aula em praça pública: trabalho, política e imaginário das professoras primárias em Minas Gerais (1979 - 1980) (Resumo de teses e dissertações) (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 216).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1088
BONELLA, Alcino Eduardo
- Moral deontológica e princípio de universalização: um estudo a partir da Fundamentação da Metafísica dos Costumes, de Kant (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 207 a 208).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/981
- A ética de Kant (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 37 a 50).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/923
- GILES, Thomas Ransom. Curso de iniciação à filosofia: ramos fundamentais da filosofia: lógica, teoria do conhecimento, ética, política. São Paulo, E.P.U., 1995 (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p.277 a 278).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/939
- VITA, Álvaro. Justiça Liberal, argumentos liberais contra o neoliberalismo. São Paulo, Ed. Paz e Terra, 1993, 131 pp. (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 315 a 320).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/905
- Justiça como equidade e utilitarismo (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 129 a 140).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/866
- Teoria crítica e teoria liberal de justiça. (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 211 a 224).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/723
BONI, Luis Alberto de
- A influência da filosofia européia sobre o pensamento brasileiro (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 75 a 90).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1868
BONILLA, Luis
- Educación y anarquismo: uma mirada luego del desmantelamiento del socialismo real y ante auge de las ideas posmodernistas (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 95 a 105).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/715
BONTEMPI JÚNIOR, Bruno
- Apresentação Dossiê: Intelectuais entre a educação, a ciência e a política: abordagens múltiplas (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 23 a 26)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47903
- Usos da prosopografia para a história dos intelectuais da educação (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 57 a 82) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47897
BORGES, Bento Itamar
- Teoria crítica e pesquisa empírica (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 59 a 66).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2022
- Os sentidos da “crítica” (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 61 a 80).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2072
- HACKING, Ian. Representing and Intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge University Press, 1983. 287 p. (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 133).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2084
- O problema da justificação de teorias: do fundamento último à fundamentação provisória (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 109 a 126).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1950
- CARVALHO, Maria Cecília M, de (org.) Paradigmas filosóficos da atualidade. Campinas, Papirus, 1989, 305p (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 147 a 152).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1875
- INÁCIO FILHO, Geraldo. A monografia nos cursos de graduação. Uberlândia, Gráfica da UFU, 1992. (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 219 a 223).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1128
- MISSIONSWISSENSCHAFTLICHES Institut Missio e. V., Jahrbuch für kontextuelle Theologien/Yearbook of Contextual Theologies/Anuario de Teologías contextuales/Annuaire des Theologies contextuelles.Frankfurt, Verlag für Interkulturelle Kommunikation, 1993 (1994) (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 135).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/995
- CARVALHO, Maria Cecília M. de (Org.). A filosofia analítica no Brasil. Campinas, Papirus, 1995, 250p. (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 189 a 194).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/978
- Homenagem a Engels no centenário de sua morte (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 77 a 92).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/926
- FORNET-BETANCOURT, Raúl. O marxismo na América Latina; Trad. Egídio F. Schmitz. São Leopoldo, Editora Unisinos, 1995, 362 p. (Ed. original: Ein Anderer Marxismus? Die Philosophische Rezeption des Marxismus in Lateinamerika, Editora Grünewald, 1994) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 271 a 276).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/938
- BAHM, Archie J. Comparative Philosophy: Western, Indian and Chinese Philosophies Campared.Edição Revisada. Albuquerque, World Books, 1995, 103 p. (Primeira Edição: 1977) (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 287 a 292).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/899
- Ethos e Estado Moderno no último Habermas (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 75 a 88).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/864
- CARVALHO, José Maurício. História da filosofia brasileira: balanço e perspectivas. Londrina, Ed. UEL/Cefil, 1997. 293 p. (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 229 a 234).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/873
- Conflito, troca e justiça: o esclarecimento desde os pré-socráticos (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 49 a 64).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/845
- PAIM, Antônio. Etapas iniciais da filosofia brasileira. Londrina, UEL, 1998, 272 p.(v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 293 a 296).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/814
- Crise e democracia (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 33 a 42).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/763
- Ética e narratividade (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p. 85 a 96).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1875
- Obituário: Moacir Bortolozo (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 299 a 303).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/621
- FORNET-BETANCOURT, Raúl (org) Migration und Interkulturalität: Theologische und Philosophische Herausforderungen. [Migração e Interculturalidade] (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 199 a 210).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/938
- Tradução: Sobre o filósofo Lichtenberg - Günther Patzig (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 213 a 219).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/260
- GOMES, LUIZ Roberto. Educação e consenso em Habermas. Campinas, Alínea, 2007. 162p. (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 295 a 302).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2170
- A presença de Simmel na obra de Habermas (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 247 a 262).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2196
- NAVIA, Ricardo. Richard Rorty: emplazamiento ala tradición filosófica. Montevidéu, Universidade de la República, 2008, 256 p. (Coleção Carlos Vaz Ferreira) (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 191 a 196).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7421
- Tradução: Formação e perspectividade. Controvertibilidade e proibição de doutrinação como componentes básicos da formação e da ciência. - Wolfgang Sander. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 757 a 784).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13377
- Tradução: Controvertibilidade sem controvérsia? - Marcelo Dascal. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 785 a 792).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13380
- LUBENOW, Jorge A. A categoria de esfera pública em Jürgen Habermas: para uma reconstrução da autocrítica. João Pessoa: Editora Manufatura, 2012. 158 p. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 473 a 477).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/19802
- SILVA, Marconi Oliveira de. Wittgenstein: para além da linguagem agostiniana. Recife, Editora Universitária da UFPE, 2012. 195 p. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 921 a 927).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22960
BORGES, Bruno Gonçalves
- Avaliação, exames e poderes: a "docimologia" a partir de algumas contribuições de Foucault de Nietzsche (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 669 a 693) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31385
- Do passeio pela filosofia Deleuze-Guattariana ao encontro com o possível conceito de programas de vida (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 223 a 249)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51904
BORGES, Dinorah Maria de Almeida e
- Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 47 a 62).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/626
BORGES, Magali de Fátima Dias
- Memórias de diretores: entre práticas e histórias do cotidiano escolar (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 135 a 154).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/257
BORGES, Paulo
- Nietzsche e o budismo: ilusão, morte de Deus, morte de Buda, vazio e vacuidade (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 443 a 474)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/35067
- A Vida como Sonho. Reler o Livro do Desassossego à luz do “sonho lúcido” e do “yoga do sonho” (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1335 a 1366)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47555
BORGES, Teresa Maria Machado
- Leitura: da escrita da fala à fala da escrita. Um estudo de distorções no ensino de leitura nas classes de alfabetização (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n. 20 jul./dez. 1996 p. 292).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/955
BORGES, Vera Lúcia Abraão
- História da educação em Uberlândia: em busca das fontes (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 125 a 128).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1119
- DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés-Editora, 1984, 398 pp (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 299 a 304).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/901
- Modernização, democracia e caráter nacional da educação em Minas Gerais, pela análise da Revista do Ensino, 1925 a 1929 (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 111 a 134).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/684
BORTOLANZA, Ana Maria Esteves
- O caráter de publicização da leitura na obra de Comênio (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 73 a 86).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13282
BORTOLOZO, Moacir
- FORNET-BETANCOURT, Raúl. Comentario a la fenomenologia del Espíritu. México, D.F., México, Ediciones de la Universidad la Salle, 1987.(v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 141 a 142).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1143
BOTELHO, Octavio da Cunha
- A história do reconhecimento da filosofia indiana no ocidente (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 173 a 194).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/771
- BECK, Heinrich e SCHMIRBER, Gisela (Editores). Paz creativa a partir del Encuentro de Culturas del Mundo. Maracaibo: Rectorado de la Universidade del Zulia, 1996, 482 pp. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 287 a 292).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/748
- O início da reflexão do conhecimento sobre si mesmo na Índia antiga (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 259 a 278).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/594
- CAVALIERE, Arlete O. (Ed.). Revista de Estudos Orientais. São Paulo: Departamento de Letras Orientais – FFLCH-USP/Ateliê Editorial, nr. 4, Agosto 2003, 224p.(v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 381 a 386).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/601
BOTO, Carlota J. Malta dos Reis
- Emílio: cidadão do mundo (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 13 a 18).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1906
- A pedagogia científica em finais do XIX: alguma leitura e escrita do debate português (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 27 a 48).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/712
BOUFLEUER, José Pedro
- Pensar o pensamento: a leitura e a reconstrução do imaginário social na formação superior (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 845 a 883)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46922
BOVETO, Lais
- A potencialidade na filosofia da educação antiga e medieval (v.35 n.74 maio/ago 2021 p. 779 a 811).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60609
BRAGA, Antônio Saturnino
- Biblioteconomia, filosofia da informação e epistemologia social. Notas para uma possível discussão entre Floridi e Habermas (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 453 a 476).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17288
BRANCATTI, Paulo Roberto
- A fenomenologia e a história de vida (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 489-507) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55530
BRANCO, Maria Luísa
- O modelo da escola cultural como exemplo de uma perspectiva integradora e democrática de educação cívica (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 97 a 114).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/558
BRANCO, Maria Luísa Frazão
- O "especificamente pedagógico" (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 797 a 810).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22841
BRAVO, Francisco
- La naturaleza del placer en el Filebo de Platón (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 139 a 160).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/914
BREGALDA, Regiano
- Narrativa e formação humana uma abordagem a partir do pensamento Paul Ricœur (v.36 n.77 maio./ago. 2022 p. 1 a 26).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64147
BREITENBACH, Fabiane Vanessa
- Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 27 a 36).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65750
- Possibilidades para a aprendizagem do estudante com Deficiência Intelectual na Educação Superior uma análise a partir dos estudos de Vigotski (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 175 a 215).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65167
BRITO, Ângela Xavier de
- A fabricação dos destinos das alunas do colégio Notre-Dame de Sion. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 53 a 79).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32301
BRITO, Maria dos Remédios de
- Zaratustra e o Fracasso Pedagógico (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 403 a 423) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52447
BRITO, Silvia Helena Andrade de
- Ensino primário na fronteira oeste de Mato Grosso no pós-guerra: Corumbá (1945-1954) (v. 18 n. Especial 2004 p. 151 a 172).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11226
BRITTO, Fabiano de Lemos
- Uma pedagogia da solidão em Nietzsche (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 251 a 262).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7590
BRUNO, Marilda Moraes Garcia
- A língua brasileira de sinais nas universidades públicas da região centro oeste: dilemas, conquistas e horizontes (v.29 n. Especial 2015 p. 375 a 396).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29989
BRUTTI, Tiago Anderson
- Implicações da noção de consciência histórica nas ciências humanas e sociais: um modo de projeção para o futuro e de posição em relação ao passado (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 817 a 843) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/48925
BUENO, Sinésio Ferraz
- ADORNO, Theodor W. Emancipação e Educação. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995 (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 259 a 262).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/936
BURLANDO, Giannina
- Suárez y la Filosofía Moderna (v.35 n.74 maio./ago. 2021 p. 1 a 35).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63279