A solidão em tempos sombrios: proposições pedagógico-educacionais para um mundo fora dos eixos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-56176

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Literatura, Solidão

Resumo

Resumo: Trata-se de um estudo que apresenta uma interpretação sobre o livro de Carson McCullers, intitulado O coração é um caçador solitário, com base no argumento de que a referida obra traz consigo elementos literários e filosóficos. Com isto em mente, objetivou-se compreender a solidão para além de um dilema que a encerra em si mesma, mas, sobretudo, compreendê-la inserida no contexto dos tempos sombrios, fenômeno epocal em que se manifesta o ódio e a intolerância (a exemplo de manifestações machistas, racistas, xenófobas e homofóbicas) incentivados por uma espécie de obscurantismo anti-intelectual. O problema investigado se referiu às condições de possibilidade de enfrentar-se educacionalmente a solidão, fenômeno que afeta cada vez mais indivíduos. Em linhas gerais, percorre-se o campo dos conceitos filosóficos amparados pela materialidade da narrativa literária para a apresentação de proposições pedagógico-educacionais.

Palavras-chave: Educação. Solidão. Hannah Arendt.  

Loneliness in somber times: pedagogical-educational propositions for a world out of axes

Abstract: This is a study that presents an interpretation of Carson McCullers' book, The Heart is a Lonely Hunter, based on the argument that the aforesaid work carries both literary and philosophical elements. That said, the objective was to understand the loneliness beyond a dilemma which encloses in itself, yet, especially, to comprehend it when inserted in dark times context, epochal phenomenon that manifests hatred and intolerance (sexism, racism, homophobic manifestations, for instance), encouraged by some sort of anti-intellectual obscurantism. The problem investigated in this article referred to the conditions of possibility of facing loneliness educationally, a phenomenon that has increasingly affected individuals. In general terms, the philosophical concepts field supported by the materiality of literary narrative for the presentation of pedagogical-educational propositions.

Keywords: Education. Loneliness. Hannah Arendt. 

La solitud en tiempos de oscuridad: proposiciones pedagógico-educacionales para un mundo fuera de los ejes

Resumen: Se trata de un estudio que presenta una interpretación sobre el libro de Carson McCullers, El corazón es un cazador solitario, bajo el argumento de que esta obra trae consigo elementos literarios y filosóficos. Con esto en mente, se ha objetivado comprender la solitud más allá de un dilema en si misma, pero, estudiarla introducida en el contexto de los tiempos de oscuridad, fenómeno de una época en que se manifiesta el odio y la intolerancia (a ejemplo de manifestaciones machistas, racistas, xenofóbicas y homofóbicas) incentivadas por una especie de oscurantismo anti-intelectual. El problema investigado se ha referido a las condiciones de posibilidad de enfrentarse, en la educación, la soledad, fenómeno que afecta cada vez más individuos. En líneas generales, vamos de los conceptos filosóficos valiéndose por la materialidad de la narrativa literaria para la presentación de proposiciones pedagógico-educacionales. 

Palabras-clave: Educación. Soledad. Hannah Arendt.

Data de registro: 18/07/2020

Data de aceite: 16/02/2022

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Biografia do Autor

Cleriston Petry, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). E-mail: cleripetry@hotmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8900-6633. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6885577670557196.

Filipi Vieira Amorim, Universidade Federal de Rio Grande (FURG)

Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professor Adjunto no Instituto de Educação - área de Filosofia - da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica - NESEF Extremo Sul, e Pesquisador do Grupo de Estudos em Filosofias Emergentes - GEFE/FURG.

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Publicado

2022-06-23

Como Citar

PETRY, C.; VIEIRA AMORIM, F. A solidão em tempos sombrios: proposições pedagógico-educacionais para um mundo fora dos eixos. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 36, n. 77, p. 977–1004, 2022. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-56176. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56176. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos