A educação ambiental como processo interdisciplinar

uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG

Autores

  • Washington Luiz Assunção

Palavras-chave:

Educação, Escolas públicas, Ensino formal

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar e descrever, no ensino formal, em condições rotineiras de uma escola pública de 1° grau, as reais possibilidades de introdução da Educação Ambiental - EA, como um projeto interdisciplinar envolvendo professores, profissionais administrativos, alunos e seus familiares. 

Em consonância com este objetivo maior, estabeleceu-se outro a respeito da intervenção pedagógica que privilegiou, entre outros temas possíveis, a coleta seletiva de lixo. Utilizando-se de uma análise descritiva dos procedimentos da pesquisa-ação, buscou-se avaliar a consecução e o alcance dos objetivos educacionais dessa intervenção, voltada para os objetivos da EA. 

Como hipótese tentou-se verificar a necessidade do coordenador de EA para a ocorrência de ganhos qualitativos no desenvolvimento de um programa interdisciplinar dessa natureza, 

A pesquisa demonstrou a comprovação dessa hipótese além dos ganhos com a ação-intervenção, principalmente em relação aos objetivos educacionais do trabalho de EA desenvolvido na Escola Estadual Joaquim Saraiva. 

Palavras-chave: Educação; Escolas públicas; Ensino formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

ASSUNÇÃO, W. L. A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 290, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/951. Acesso em: 3 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e de dissertações