A educação ambiental como processo interdisciplinar
uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG
Palavras-chave:
Educação, Escolas públicas, Ensino formalResumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar e descrever, no ensino formal, em condições rotineiras de uma escola pública de 1° grau, as reais possibilidades de introdução da Educação Ambiental - EA, como um projeto interdisciplinar envolvendo professores, profissionais administrativos, alunos e seus familiares.
Em consonância com este objetivo maior, estabeleceu-se outro a respeito da intervenção pedagógica que privilegiou, entre outros temas possíveis, a coleta seletiva de lixo. Utilizando-se de uma análise descritiva dos procedimentos da pesquisa-ação, buscou-se avaliar a consecução e o alcance dos objetivos educacionais dessa intervenção, voltada para os objetivos da EA.
Como hipótese tentou-se verificar a necessidade do coordenador de EA para a ocorrência de ganhos qualitativos no desenvolvimento de um programa interdisciplinar dessa natureza,
A pesquisa demonstrou a comprovação dessa hipótese além dos ganhos com a ação-intervenção, principalmente em relação aos objetivos educacionais do trabalho de EA desenvolvido na Escola Estadual Joaquim Saraiva.
Palavras-chave: Educação; Escolas públicas; Ensino formal.
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