De documento religioso a fonte histórica. As atas do I Concílio Plenário da América Latina

Autores

  • Paula Leonardi Fundação Carlos Chagas
  • Agueda Bernardete Bittencourt Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p135a158

Palavras-chave:

Fontes de pesquisa. I Concílio Plenário. Igreja Católica. Educação e religião.

Resumo

* Doutora em Educação (História e Historiografia da Educação) pela Faculdade de Educação da USP. Professora na Faculdade de Educação (UERJ). Integrante dos Grupos Focus e GEHER.

** Doutora em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Livre-docência pela UNICAMP (2009). Professora na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora do CNPq.

[1] Este artigo é resultado das discussões travadas em torno do Projeto Temático "Congregações Católicas, Educação e Estado Nacional no Brasil", processo FAPESP n. 2011/51829-0.

De documento religioso a fonte histórica. As atas do I Concílio Plenário da América Latina

Resumo : Este artigo examina a possibilidade de transformação de um documento oficial da Igreja Católica, em fonte, para a pesquisa em educação e cultura no Brasil. O documento resultante do esforço que reuniu todos os bispos latino-americanos, as Actas y Decretos del Concilio Plenario de America Latina(1906), apresentava 998 artigos que normatizariam as ações da Igreja na modernidade. O sacerdócio, o culto, as ameaças contra a fé, as relações da Igreja com o Estado e com a sociedade, os bens da Igreja - tudo isso recebeu nova regulamentação, revogando as orientações precedentes. A leitura desse documento, pouco explorado pela historiografia da educação, lança luzes sobre as relações da Igreja com os Estados Nacionais e sobre os espaços do clero e do laicato no projeto de expansão da Igreja Católica onde a evangelização da cultura tem lugar central. O artigo apoiou-se em estudos específicos sobre o evento, escrito por teólogos e historiadores da Igreja.

Palavras-chave: Fontes de pesquisa. I Concílio Plenário. Igreja Católica. Educação e religião.

I plenary council of latin america and the actas and decrees: cultural policy church for latin America and Brazil

Abstract: This article examines the possibility of transformation of an official document of the Catholic Church in source for research in education and culture in Brazil. The document, Acts and Decrees of the Plenary Council of Latin America (1906), comes from the effort that brought together all the Latin American bishops, and it has 998 decrees that regulate the Church shares in modernity. The priesthood, worship, threats against the faith, the Church's relations with the State and society, the church property, received new regulations, revoking the previous guidelines. Reading this document, unexplored by historiography of education, sheds light on the Church's relations with the National States and on the spaces of the clergy and laity in the expansion project of the Catholic Church. The article relied on specific studies about the event, written by theologians and church historians.

Keywords: Research sources. I Plenary Council. Catholic Church. Education and religion.

De document religieux à source historique: actes et décrets du premier conseil de L'amérique Latine

Résumé: Cet article examine la possibilité de transformer un document officiel de l'Église Catholique en une source pour la recherche en éducation et culture au Brésil. Le document résultant de l'effort qui a réuni tous les évêques d'Amérique Latine, les Actes et Décrets du Premier Conseil Plénier de l'Amérique Latine (1906), contenait 998 décrets qui ont organisé les actions de l'Église dans la modernité. Le sacerdoce, le culte, les menaces contre la foi, les relations avec l'État et la société, la propriété de l'Église - tous reçurent de nouveaux règlements, abrogeant les directives précédentes. La lecture de ce document, peu exploré par l'historiographie de l'éducation, met en lumière les relations de l'Église avec les États nationaux et les espaces d'action du clergé et des laïcs dans le projet d'expansion de l'Église Catholique. L'article s´est appuyé sur des études spécifiques à propos du Conseil, rédigés par des théologiens et des historiens de l'Église.

Mots-clés: sources de recherche. Conseil Plénier. Église catholique. Éducation et religion.

Data de registro: 17/11/2015

Data de aceite: 26/01/2016

Referências:

ACTAS Y DECRETOS DEL CONCILIO PLENARIO DE LA AMÉRICA LATINA. Roma: Tipografía Vaciana, 1906.

BITTENCOURT, A. B.; LEONARDI, p. La place de congrégations religieuses catholiques dans l'education brésilienne. In: HEUMANN, C.;

SUÃREZ, M. (Éd.). Pérégrinations d'un intellectuel latino-américain. Toulouse: CNRS - Le Mirail, 2011.

BROUCKER, J. As noites de um profeta: Dom Hélder Câmara no Vaticano II: leitura das circulares conciliares de Dom Hélder Câmara: (1962-1965). Tradução de Alcides Tedesco. São Paulo: Paulinas, 2008.

DUFFY, E. Santos e pecadores. História dos papas. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.

FARGE, A. La atracción del archivo. Valência: Edicions Alfons el Magnànim / Instituició Valenciana d'Estudis i Investigació, 1991.

FIGARI, L. F. Concílio Plenário Latinoamericano, un centenário. Disponível em: <http://www.galeon.com/americalatina/concilio.html>. Acesso em: 14 jun. 2012.

FONSECA, Pe. Devair Araújo. O surgimento do Celam na América Latina. In: ENCONTRO NACIONAL DO GT HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES, REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DAS RELIGIÕES, 2., Anais... Maringá, v. 1, n. 3, 2009. Disponível em <http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pub.html>. Acesso em: 20 out. 2013.

FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Petrópolis: Vozes, 1972.

GAUDIANO, p. Crónica inédita del Concilio Plenario Latino Americano (Roma 1899). Anuario de Historia de la Iglesia en Chile. Santiago de Chile,n. 16 p.155-166, 1998a.

______. El Concilio Plenario Latinoamericano (Roma 1899): Preparación, celebración y signifi cación. Revista Eclesiástica Platense, La Plata, Año CI, p. 1.063-1.078, Oct./Dic. 1998b.

GINZBURG, C. Relações de força: história, retórica, prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

LANGLOIS, C. Le catholicisme au féminin. Les congrégations françaises à supérieure générale au XIXe siècle. Paris: Les Editions du Cerf, 1984.

LARA, S. H. Os documentos textuais e as fontes do conhecimento histórico. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p. 17-39, Dez. 2008.

HEYMANN, Luciana. De "arquivo pessoal' a "patrimônio nacional": reflexões acerca da produção de "legados". Rio de Janeiro: CPDOC, 2005.

LE GOFF, J. Documento/monumento. In: ______. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

LEONARDI, p. Uma análise das tensões e disputas em torno das interpretações das práticas educativas da Igreja Católica. Quaestio, Sorocaba, v. 14, n. 2, p. 317-336, Nov. 2012.

LUSTOSA, O. F. (Org.). A igreja católica no Brasil e o regime republicano. Um aprendizado de liberdade. São Paulo: Loyola; CEPEHIB, 1990.

MAZOCHI, L. Igreja católica e educação: estado das pesquisas sobre colégios e revistas católicas (2003-2013). In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

DA REGIÃO SUDESTE, 11., 2014. Anais... Disponível em: <http://www.anpedsudeste2014.com.br/sistema/download.php?id_arquivo=1908>. Acesso em: 18 nov. 2014.

MICELI, S. Elite eclesiástica brasileira. 1890-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

PINSKY, C. Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

ROUX, R. R. de. De guerras 'justas' y otras utopias. Bogotá: Nueva América, 2004.

______. De la nation catholique à la republique pluriculturelle en Amerique Latine. In: BERTRAND, Michel; ROUX, Rodolpho (Ed.). De l'un au multiple. Dynamiques identitaires en Amerique Latine. Tolouse: Presses Universitaires du Mirail, 2008.

SILVA, F. O. O Concílio Plenário Latino-Americano (1899). Primeiras aplicações na Diocese de Diamantina. Revista de Cultura Teológica, São Paulo, v. 16, n. 64, p. 109 -125, Jul./Set. 2008.

STRACHEY, L. Victorianos eminentes. Tradução de Claudia Lucotti e Éngel Miquel. Introdução de Michael Holroyd. México: UNAM, 1995.

TRANVOUEZ, Y. Catholiques d'abord. Approches du movement catholique en France, XIXe - XXe siècle. Paris: Les Éditions Ouvrières, 1988. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Leonardi, Fundação Carlos Chagas

Fundação Carlos Chagas. Doutora em Educação (História e Historiografia da Educação) pela Faculdade de Educação da USP. 

Agueda Bernardete Bittencourt, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

Downloads

Publicado

2016-11-08

Como Citar

LEONARDI, P.; BITTENCOURT, A. B. De documento religioso a fonte histórica. As atas do I Concílio Plenário da América Latina. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 30, n. 59, p. 135–158, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p135a158. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32306. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Arquivos e Fontes para a História da Educação Católica