As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeano

Autores

  • Gustavo Araújo Batista

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-585

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, John Locke, Pedagogia

Resumo

O pensamento filosófico de John Locke (1632-1704) tem como principais enfoques a epistemologia e a política. Todavia, pode-se perceber que tais enfoques convergem para o campo educacional e pedagógico. Assim, para que se possa ter uma compreensão mais completa da estrutura do pensamento educacional e pedag6gico de Locke de modo especifico, é necessário percorrer as principais categorias epistemológicas, políticas e epistemológico-politicas pelas quais John Locke estrutura o seu pensamento filosófico de modo geral.

Palavras-chave: Educação; Filosofia; John Locke; Pedagogia.

 

Abstract: John Locke's (1632-1704) philosophical thought has his main focuses on epistemology and politics. However, one can perceive that these focuses converge to educational and pedagogical field. Thus, for a more complete comprehension about the structure of Locke's educational and pedagogical thought, in a specific way, it is necessary to search through the main epistemological, political and epistemological-political categories by which John Locke structures his philosophical thought in a general way.

Keywords: Education; Philosophy; John Locke; Pedagogy.

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Biografia do Autor

Gustavo Araújo Batista

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FACIHUS) de Monte Carmelo – MG e Professor do Seminário Maior Dom José André Coimbra de Patos de Minas – MG.

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Publicado

2008-07-10

Como Citar

BATISTA, G. A. As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeano. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 18, n. 35/36, p. 35–82, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-585. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/585. Acesso em: 3 mar. 2024.