FORMAÇÃO E PERSPECTIVIDADE. CONTROVERTIBILIDADE E PROIBIÇÃO DE DOUTRINAÇÃO COMO COMPONENTES BÁSICOS DA FORMAÇÃO E DA CIÊNCIA. Wolfgang Sander
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n50a2011-17Resumo
* Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-doutor em Filosofia pela PUCRS. Professor do Instituto de Filosofia e do Programa de Pós- Graduação em Filosofia (Mestrado) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
1 Tradução autorizada em 07/10/2010 do original: Bildung und Perspektivität - Kontroversität und Indoktrinationsverbot als Grundsätze Von Bildung und Wissenschaft. Erwägen Wissen Ethik 20 (2009). Heft 2. S. 239-248.
Formação e perspectividade controvertibilidade e proibição de doutrinação como componentes básicos da formação e da ciência.
Resumo: Na discussão acadêmica alemã sobre a formação política, os princípios da controvertibilidade2 e da proibição da doutrinação valem, desde o Consenso de Beutelsbach, no final da década de 1970, como critérios de qualidade fundamentais e consensuais para a práxis pedagógica. Esta contribuição investiga se e em que sentido esses princípios poderiam, indo além da formação política, reivindicar validade para todo o âmbito da educação, e, de modo especial, para as escolas. Isso será feito em três passos: primeiramente, a partir do Consenso de Beutelsbach, a multiperspectividade3 será fundamentada como princípio para todas as áreas; em seguida, ela será exposta a partir de uma visão construtivista do contexto formado por saber e perspectividade; por fim, será feita a defesa de uma renaissance do conceito de formação enquanto minuta de referência para a escola com base nessa compreensão construtivista do saber.
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Data de registro: 04/04/2010
Data de aceite: 02/10/2010
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