Para além da epistemologia do professor
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v15n30a2001-698Palavras-chave:
Educação, Epistemologia, Prática pedagógicaResumo
Abstract: In this paper, we discuss the relationship between conception of knowledge and conception of education underlying the pedagogical practice. Our maingoal is to clarify the relations between the context of a “teacher’s epistemology”.
Key-words: Education; Epistemology; Pedagogical practice.
Resumo: Neste artigo são discutidas as relações entre concepção de conhecimento e concepção de educação subjacentes à prática pedagógica. Temos como objetivo principal problematizar as interrelações entre educação e epistemologia, procurando, com isso, contextualizar o que seria a ‘epistemologia do professor”.
Palavras-chave: Educação, Epistemologia, Prática pedagógica.
Downloads
Referências
BACHELARD, G. Epistemologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes. 1993.
BORGES, R. M. R. A natureza do conhecimento científico e a educação em ciências. Florianópolis: UFSC, 1991. Dissertação (Mestrado).
CHEVALLARD, Y. La transposition didactique - du savior savant au savoirenseigné. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1985.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: pedagogia crítico social dos conteúdos, São Paulo: Loyola, 1985.
LINS, R. C. Epistemologia, História e Educação Matemática: Tornando mais sólidas as bases da pesquisa. Revista de Educação Matemática da SBEM, São Paulo, n.1, ano 1, set. 1993, p. 75-80.
OLIVA, A. A Hegemonia da concepção empirista de ciência a partir do Novum Organon de F. Bacon. In: OLIVA, A. (org.) Epistemologia: a cientificidade em questão Campinas, Papirus, 1990.
PRADO JR, C. Dialética do conhecimento. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1960.
SCHAFF, A. História e Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1978.
SIMÕES, A. A. A concepção dialética do conhecimento e o ensino de física. São Paulo, 1994. Dissertação (Mestrado) — LISP.
SNYDERS, G. Pedagogia progressista. Coimbra: Livraria Almedina, 1974.
SOUZA, S. J. & E. KRAMER, S. O debate Piaget/Vigotskye as políticas educacionais. Cadernos de Pesquisa, n.77, maio 1991, p. 70-76.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Jane Bittencourt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.