SILVA, Marconi Oliveira de. "Wittgenstein": para além da linguagem agostiniana. Editora Universitária da UFPE: Recife, 2012. 195 p.

Autores

  • Bento Itamar Borges Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, MG, Brasil)

Resumo

* Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor aposentado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (1979 a 2013).

SILVA, Marconi Oliveira de. Wittgenstein: para além da linguagem agostiniana. Editora Universitária da UFPE: Recife, 2012. 195 p.

Resumo: O autor Marconi Oliveira da Silva é professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem mestrado em filosofia e doutorado em linguística. Já havia publicado três livros e, segundo a orelha deste aqui considerado, cumpriu sua tarefa acadêmica também ao escrever artigos para periódicos especializados. E é importante que os leitores desta resenha tenham em mente que Marconi permanece de acordo com Wittgenstein, ainda na fase do encantamento, que costuma tomar conta dos leitores daqueles dois raros engenheiros-filósofos: o primeiro e o segundo Ludwigs. Sobre a inveja, tão próxima dos ciúmes e outras vaidades acadêmicas, cabe dizer que Wittgenstein nos liberou ao dizer que não tinha a pretensão de ser o primeiro a tratar naqueles temas da linguagem e ao anunciar a humilde expectativa de que seu livro levasse outras pessoas a pensar. Essa postura lembra a sutil ironia do bom-senso bem distribuído, conforme Descartes. Sim, todos estamos dotados da mesma razão e todos podemos pensar de vez em quando nas dificuldades geradas pela troca de frases em uma conversa. Todavia, nem todos reúnem seus pensamentos em cadernos azuis ou marrons (castanhos, em Portugal), como aconteceu com Wittgenstein - de quem até mesmo os restolhos jogados em uma caixa de papelão viriam a ser tratados como área de garimpo. Fichas soltas, quase signos mínimos fora de sintaxe.

Data de registro: 17/06/2013

Data de aceite: 21/08/2013

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bento Itamar Borges, Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, MG, Brasil)

Doutor em em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor aposentado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (1979 a 2013). E-mail: bentoib@
gmail.com

Downloads

Publicado

2014-09-24

Como Citar

Borges, B. I. (2014). SILVA, Marconi Oliveira de. "Wittgenstein": para além da linguagem agostiniana. Editora Universitária da UFPE: Recife, 2012. 195 p. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 28(56), 921–927. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22960