A educação do caráter nacional

leituras de formação

Autores

  • Maria Helena Camara Bastos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v12n23a1998-862

Palavras-chave:

Educação, Escola Brasileira, Leituras de Formação

Resumo

Resumo: O presente estudo pretende analisar a obra CORAÇÃO. Diário de um menino (1886), de Edmundo De Amicis, recomendado como livro de leitura para meninos de 9 a 13 anos, na Escola Brasileira, após a proclamação da República. A obra é analisada como leitura de formação, pois procura educar e moldar o leitor, na perspectiva de ensinabilidade da moral e das virtudes cívicas, fortalecendo o caráter nacional do futuro cidadão. Nesse período, a educação moral, cívica e religiosa tornou-se o eixo das preocupações para os que almejavam o controle das relações e estruturas sociais, como dispositivo capaz de regenerar o País.

Palavras-chave: Educação; Escola Brasileira; Leituras de Formação.

 

Abstract: The present study intends to analyze the book CORAÇÃO. Diário de um menino (1886), by Edmundo De Amicis, recommended to boys from 9 to 13 years old, in Brazilian Republican schools. This book is analyzed as Reading for formation, for it aims to educate and mold its reader, in a teachability of moral and civic virtues perspective, strengthening the national character of the future citizen. In that period, the moral, civic and religious education, became a central preoccupation to the Republicans as a device to regenerate the country.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Camara Bastos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e em História da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS (2002-2019)

Downloads

Publicado

2008-09-25

Como Citar

BASTOS, M. H. C. A educação do caráter nacional: leituras de formação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 31–50, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v12n23a1998-862. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/862. Acesso em: 23 nov. 2024.