O uso dos jogos nas aulas de Matemática: problematizando verdades do discurso pedagógico contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-63115

Palavras-chave:

Educação Matemática, Escolas privadas, Jogos, Enunciado, Michel Foucault

Resumo

Resumo: O artigo tem por objetivo problematizar o enunciado que diz da importância de ensinar matemática usando jogos. O material de pesquisa abrange todos os exemplares da Educação em Revista (ER), periódico do Sindicato do Ensino Privado do RS. Servindo-se de ferramentas teóricas oriundas do pensamento de Foucault, o artigo examina entrelaçamentos do enunciado estudado com outros do campo educacional, que geram efeitos de verdade no discurso da educação matemática contemporânea. O trabalho investigativo permitiu identificar: a) os vetores de sustentação do referido enunciado encontram-se nas produções acadêmicas da área da Educação Matemática e em documentos oficiais; b) uma reatualização do enunciado evidenciando fortes aproximações entre os jogos escolares para ensinar matemática e as tecnologias digitais. As considerações finais apontam para a constituição de uma narrativa vitoriosa sobre o uso de jogos nas aulas de matemática, capturando professores e alunos.

Palavras-chave: Educação matemática. Escolas privadas. Jogos. Enunciado. Michel Foucault.

The use of games in mathematics classes: problematizing the truths of contemporary pedagogical discourse

Abstract: The article aims to problematize the statement about the importance of teaching mathematics using games. The research material covers all the copies of Educação em Revista (ER), a periodical of the Private Teaching Union of RS. Using theoretical tools derived from Foucault's thought, the article examines the intertwining of the studied utterance with others in the educational field, which generate real effects in the discourse of contemporary mathematics education. The investigative work allowed us to identify: a) the support vectors of that statement are found in academic productions in the area of ​​Mathematics Education and in official documents; b) a re-updating of the statement showing strong similarities between school games to teach mathematics and digital technologies. The final considerations point to the constitution of a victorious narrative about the use of games in math classes, capturing teachers and students.

Keywords: Mathematics education. Private schools. Games. Statement. Michel Foucault.

El uso de juegos en las clases de matemáticas: problematizando las verdades del discurso pedagógico contemporáneo

Resumen: El artículo tiene como objetivo problematizar la afirmación que dice sobre la importancia de enseñar matemáticas mediante juegos. El material de investigación cubre todos los ejemplares de Educação em Revista (ER), publicación periódica de la Unión de Docentes Privados de RS. Utilizando herramientas teóricas derivadas del pensamiento de Foucault, el artículo examina el entrelazamiento del enunciado estudiado con otros en el ámbito educativo, que generan efectos reales en el discurso de la educación matemática contemporánea. El trabajo investigativo permitió identificar: a) los vectores de apoyo de ese enunciado se encuentran en producciones académicas en el área de Educación Matemática y en documentos oficiales; b) una actualización de la declaración que muestra fuertes similitudes entre los juegos escolares para enseñar matemáticas y tecnologías digitales. Las consideraciones finales apuntan a la constitución de una narrativa victoriosa sobre el uso de juegos en las clases de matemáticas, capturando a profesores y alumnos.

Palabras-clave: Educación matemática. Escuelas privadas. Juegos. Enunciado. Michel Foucault.

Data de registro: 05/09/2021

Data de aceite: 16/02/2022

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Biografia do Autor

Fernanda Wanderer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do PPG Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: fernandawanderer@gmail.com.  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8198-7104. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9250845249062534

Daiane Martins Bocasanta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).   E-mail: professoradaianecap@gmail.com .  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4430-4236 . Lattes: http://lattes.cnpq.br/8447518676938440.

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

WANDERER, F.; MARTINS BOCASANTA, D. O uso dos jogos nas aulas de Matemática: problematizando verdades do discurso pedagógico contemporâneo. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 36, n. 77, p. 885–916, 2022. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-63115. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63115. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos