Entre gregos e troianos: culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo - Paraná, 1883)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p233a263Palavras-chave:
Culturas escolares. Província do paraná. Século XIX.Resumo
* Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Departamento de Teorias e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
Apoio: CAPES-REUNI
Entre gregos e troianos: culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo - Paraná, 1883)
Resumo:Â Dialogando com Geertz (2008), Chartier (2002; 2009), Julia (2001) e Certeau (2002), este artigo, de cunho historiográfico, opera com a hipótese de que a cultura escolar é uma teia de práticas significadas por alunos e professores em um determinado momento histórico, cuja lógica é passível de análise e interpretação por parte do historiador. Tomando por fontes as memórias de infância de Francisco Macedo, o objetivo é identificar e compreender a lógica que presidia as práticas escolares na 1ª cadeira do sexo masculino da Vila de Campo Largo (Paraná), em 1883, e a cultura escolar que ela produzia.
Palavras-chave: Culturas escolares. Província do paraná. Século XIX.
Between greeks and trojans: school cultures in childhood memories of Francisco Macedo (Campo Largo - Paraná, 1883)
Abstract: Discussing with Geertz (2008), Chartier (2002; 2009), Julia (2001) and Certeau (2002), this article of historiographical nature operates on the assumption that the school culture is a web of practices meant by students and teachers in a given historical moment whose logic is amenable to analysis and interpretation by the historian. With the childhood memories of Francisco Macedo as sources, it aims to identify and understand the logic presiding the school practices in the 1st primary education school for boys of Vila de Campo Largo (Paraná) in 1883 and the school culture produced by it.
Keywords: School cultures. Province of paraná. 19th century.
Entre griegos y troyanos: culturas escolares en las memorias de la niñez de Francisco Facedo (Campo Largo - Paraná, 1883)
Resumen: Dialogando con Geertz (2008), Chartier (2002; 2009), Julia (2001) y Certeau (2002), este artículo, de naturaleza historiográfica, opera con la hipótesis de que la cultura escolar es una maraña de prácticas significadas por estudiantes y profesores en un determinado momento histórico, cuya lógica és posible de el análisis y la interpretación por ele historiador. Tomando por fuentes las memorias de la niñez de Francisco Macedo, el objetivo es identificar y comprender la lógica detrás de las prácticas escolares en el 1ª cátedra masculina de Campo Largo (Paraná) en 1883 y la cultura escolar que produjo.
Palabras clave: Culturas Escolares. Provincia do Paraná. Siglo XIX.
Data de registro: 26/11/2013
Data de aceite: 01/02/2016
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