Leitura: da escrita da fala à fala da escrita

Um estudo de distorções no ensino de leitura nas classes de alfabetização

Autores

  • Teresa Maria Machado Borges

Palavras-chave:

Psicolinguística, Psicologia Genética, Leitura vocalizada

Resumo

Este trabalho tem por objetivo estudar o problema da leitura focalizada nas escolas de alfabetização, baseando-se em princípios da Psicolinguística e da Psicologia Genética, assim corno em dados colhidos nas escolas públicas da cidade de Uberaba-MG.

Partindo do pressuposto de que não existe leitura separada do processo de compreensão, busca explicar e justificar tal hipótese a partir da teoria das relações entre pensamento e linguagem de Piaget e Vygotsky.

Esta abordagem é ampliada com o estudo das relações entre pensamento e linguagem escrita, a fim de embasar a discussão sobre os procedimentos utilizados na leitura silenciosa e na leitura oral. Para tanto, este trabalho apoia, de modo especial, nas pesquisas de Frank Smith e Emília Ferreiro.

No passado, as dificuldades de impressão e de acesso aos textos escritos deram à leitura oral um papel relevante. Tal situação, condicionou a concepção de leitura com passagem obrigatória pelo oral na construção do sentido do texto, concepção esta amplamente incorporada pela escola fundamental.

Entretanto, ao se procurarem com o ensino da leitura, os métodos de alfabetização acabaram por transformar o caráter comunicativo e socializante de leitura oral, em um processo mecânico de vocalização de sinais gráficos da escrita, com o objetivo de ensinar e, concomitantemente, de avaliar os progressos do aprendiz.

Os dados que esta pesquisa colheu entre a população de professores alfabetizadores confirmam claramente a hipótese deste trabalho.

Palavras-chave: Leitura vocalizada; Psicolinguística; Psicologia Genética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

BORGES, T. M. M. Leitura: da escrita da fala à fala da escrita: Um estudo de distorções no ensino de leitura nas classes de alfabetização. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 292, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/955. Acesso em: 24 maio. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e de dissertações