CARVALHO. José Maurício. História da filosofia brasileira: balanço e perspectivas. Londrina, Ed. UEL/Cefil, 1997. 293 p.

Autores

  • Bento Itamar Borges Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Filosofia, Desenvolvimento da Filosofia Brasileira, História da Filosofia

Resumo

O livro de José Maurício de Carvalho revela resultados de um esforço coletivo não muito recente, que pretende contribuir para com o desenvolvimento de uma filosofia brasileira, tanto ao fundamentar tal projeto, quanto ao fornecer subsídios e informações capazes de congregar e orientar os interessados. A nota Introdutória, sem data, mas certamente escrita no ano de publicação do livro, 1997, adverte que a obra consolida o que se discutiu nos quatro Encontros de Professores e Pesquisadores da Filosofia Brasileira anteriormente realizados. A obra permite, de fato, uma vasta consulta sobre o que se tem feito recentemente nesse campo – há uma bibliografia que lista a considerável quantia de 796 obras sobre o assunto, inclusive obras em andamento. Nisso podemos já adiantar, a obra em questão leva vantagem sobre outras bem conhecidas – como a de Antonio Paim, Cruz Costa e Washington Vita – no quesito óbvio da atualização de dados. Esta pode complementar aquelas, sem, contudo, substituí-las; elas têm outros méritos e outros recortes.

Palavras-chave: Filosofia; Desenvolvimento da Filosofia Brasileira; História da Filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bento Itamar Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2008-09-25

Como Citar

BORGES, B. I. CARVALHO. José Maurício. História da filosofia brasileira: balanço e perspectivas. Londrina, Ed. UEL/Cefil, 1997. 293 p. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 229–234, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/873. Acesso em: 14 jul. 2024.