GILES, Thomas Ransom. Curso de iniciação à filosofia: ramos fundamantais da filosofia: lógica, teoria do conhecimento, ética, política. São Paulo, E. P. U., 1995. 127 p

Autores

  • Alcino Eduardo Bonella Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-939

Palavras-chave:

Política, Filosofia, Teoria do Conhecimento, Lógica

Resumo

Este é o segundo livro da coleção intitulada "Curso de iniciação à filosofia". Se o primeiro tratou do significado e do panorama histórico da filosofia, e o terceiro, da filosofia das ciências, este segundo trata do que o autor considera os ramos mais importantes em que a filosofia se diversifica Ele dedica então um capítulo para cada ramo: a lógica, a teoria do conhecimento, a ética e a política.

Todo o texto é uma espécie de manual introdutório e faz o que poderíamos chamar de iniciação "apresentativa", sem espaço para discussões e aprofundamentos. Este tipo de trabalho está se tornando comum por causa da demanda de manuais e tem sérias limitações. No caso deste livro, se é louvável a tentativa de oferecer um guia para o iniciante, é questionável certa dose exagerada de simplificação ou incompletude, A teoria do conhecimento, por exemplo, ocupa apenas três folhas do livro para apresentar teorias que respondem ao problema da verdade (o capítulo sobre lógica ocupa 23 folhas). [...]

Palavras chave: Política; Filosofia; Teoria do Conhecimento; Lógica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcino Eduardo Bonella, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

GILES, Thomas Ransom. Curso de Iniciação à filosofia: Ramos fundamentais da Filosofia: Lógica, Teoria do Conhecimento, Ética, Política. São Paulo, E.P.U., 1995, 127p.

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

BONELLA, A. E. GILES, Thomas Ransom. Curso de iniciação à filosofia: ramos fundamantais da filosofia: lógica, teoria do conhecimento, ética, política. São Paulo, E. P. U., 1995. 127 p. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 277–278, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-939. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/939. Acesso em: 21 fev. 2024.