GILES, Thomas Ransom. Curso de iniciação à filosofia: ramos fundamantais da filosofia: lógica, teoria do conhecimento, ética, política. São Paulo, E. P. U., 1995. 127 p

Autores

  • Alcino Eduardo Bonella Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-939

Palavras-chave:

Política, Filosofia, Teoria do Conhecimento, Lógica

Resumo

Este é o segundo livro da coleção intitulada "Curso de iniciação à filosofia". Se o primeiro tratou do significado e do panorama histórico da filosofia, e o terceiro, da filosofia das ciências, este segundo trata do que o autor considera os ramos mais importantes em que a filosofia se diversifica Ele dedica então um capítulo para cada ramo: a lógica, a teoria do conhecimento, a ética e a política.

Todo o texto é uma espécie de manual introdutório e faz o que poderíamos chamar de iniciação "apresentativa", sem espaço para discussões e aprofundamentos. Este tipo de trabalho está se tornando comum por causa da demanda de manuais e tem sérias limitações. No caso deste livro, se é louvável a tentativa de oferecer um guia para o iniciante, é questionável certa dose exagerada de simplificação ou incompletude, A teoria do conhecimento, por exemplo, ocupa apenas três folhas do livro para apresentar teorias que respondem ao problema da verdade (o capítulo sobre lógica ocupa 23 folhas). [...]

Palavras chave: Política; Filosofia; Teoria do Conhecimento; Lógica

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Biografia do Autor

Alcino Eduardo Bonella, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

GILES, Thomas Ransom. Curso de Iniciação à filosofia: Ramos fundamentais da Filosofia: Lógica, Teoria do Conhecimento, Ética, Política. São Paulo, E.P.U., 1995, 127p.

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Publicado

2008-10-15

Como Citar

BONELLA, A. E. GILES, Thomas Ransom. Curso de iniciação à filosofia: ramos fundamantais da filosofia: lógica, teoria do conhecimento, ética, política. São Paulo, E. P. U., 1995. 127 p. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 277–278, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-939. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/939. Acesso em: 22 jul. 2024.