A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p665a686Palavras-chave:
Filosofia da educação. Política cultural. Democracia. Richard Rorty.Resumo
*Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Filosofia do Curso de Graduação em Filosofia e do Mestrado em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada?
Resumo:Â O objetivo deste artigo é apresentar a Filosofia da Educação de Richard Rorty, através da sua análise da educação como sendo dividida em dois processos distintos: socialização e individualização. A seguir, pretende-se mostrar duas críticas, a de conservadorismo e a de elitismo, que se dirigem a estes processos. Finalmente, será feita uma redescrição das posições de Rorty, atribuindo um caráter reformista ao seu aparente conservadorismo e um caráter privado à individualização supostamente elitista, a fim de enfraquecer a força daquelas críticas.
Palavras-chave: Filosofia da educação. Política cultural. Democracia. Richard Rorty.
A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada?
Abstract:Â This paper aims of is to present Richard Rorty's Philosophy of Education, through his analysis of the education as being divided into two distinct processes: socialization and individualization. Thereafter, it is intended to show two critiques, of conservadorism and elitism, that are addressed to these processes. Finally, a redescription of the Rorty's positions will be proposed, by assigning a reformist character to its apparent conservatism and a private character to the supposedly elitist individualization, in order to weaken the strength of those critics.
Keywords: Philosophy of education. Cultural politics. Democracy. Richard Rorty.
Data de registro: 10/04/2014
Data de aceite: 21/01/2015
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