Reflexões sobre a arte e educação

a história, a filosofia, a sociedade...

Autores

  • Sueli Soares dos santos Batista Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-599

Palavras-chave:

Teoria Crítica, Arte e Educação, Arte e Sociedade, Indústria Cultural, Currículo

Resumo

A utilização da arte para fins pedagógicos passa, necessariamente, pelas ambiguidades entre arte e sociedade. A legitimidade e eficácia dessa utilização exige muito mais do que uma boa vontade iluminista. O educador que vê na arte potencialidades críticas, depara-se com contradições que não podem ser resolvidas com um aperfeiçoamento didático. O presente artigo objetiva apresentar a necessidade de considerar a filosofia e a história nas iniciativas que visam introduzir de maneira efetiva a arte nas propostas educacionais.

Palavras-chave: Teoria Crítica; Arte e Educação; Arte e Sociedade; Indústria Cultural; Currículo.

Abstract: The use of art for pedagogical purposes necessarily passes through the ambiguity lying between art and society. The legitimacy and efficacy of this usage demands much more than illuminist goodwill. The educator Who devises potentiality in art has also to face contradictions that cannot solved by a didactical enhancement. This paper discusses the necessity of considering philosophy and history in the initiatives aiming the effective introduction of art in educational proposals.

Keywords: Critical Theory; Art and Education; Art and Society; Cultural Industry Curriculum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Soares dos santos Batista, Universidade de São Paulo (USP).

Mestre e Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Instituto de Psicologia da USP.

Referências

ADORNO, T. W. Teoria Estética. Lisboa, Edições 70, 1970

__________. Über Tradition. Ohne Leitbild. Gesammelte Schriften 10. Frankfurt (Main). Suhrkamp, 1978

__________. Por que é difícil a nova música. Theodor W. Adorno (Col. Grandes Cientistas Sociais - org. Gabriel Cohn). edição, São Paulo, Ed. Ática, p. 147-161, 1994.

__________. Introdução à controvérsia sobre o positivismo na sociologia alemã (trad. Wolfgang Leo Maar). Adorno e Horkheimer. Textos escolhidos. São Paulo, Ed. Nova Cultural, p. 107-154, 1989.

BARBOSA, Ana Mãe. Arte-educação na cultura brasileira. Cadernos PUC 14. São Paulo, PUC-SP, 1980.

BATISTA, Sueli S. S. Teoria Crítica e Educação: a contribuição do pensamento de T. W. Adorno. Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo São Paulo, 88p, 1997.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Magia e Técnica, arte e Política. Obras escolhidas, vol. I. São Paulo, Ed. Brasiliense, p. -165-196, -1985

BIASOLI, Carmem L. A. A formação do professor de arte. São Paulo, Papirus Ed., 1999.

BOTTOMORE, Tom (ed.) Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 1988.

FERRAZ, Maria H. C. T e Fusari, Maria F. R. Arte na educação escolar. São Paulo, Cortez, 1992

__________. Metodologia do ensino de arte. São Paulo, Cortez, 1993.

GODOY, Carlos Alberto, Arte-Educação: o espaço do conflito. Dissertação de mestrado. IPUSP, 1989

HORKHEIMER, M. e Adorno, T. W. Temas básicos de sociologia. São Paulo, Cultrix, 1978.

MACHADO, Carlos Eduardo J. Debate sobre o expressionismo: um capítulo da história da modernidade estética, Lukács, Bloch, Brecht, Benjamin e Adorno. Dissertação de apresentada à FFLCH-USP, Paulo, 1991.

MARCUSE, Herbert. Sobre o caráter afirmativo da cultura. Cultura e Sociedade. Volume I. (trad. Wolfgang Leo Maar, Isabel Maria Loureiro, Robespierre de Oliveira). São Paulo, Ed. Paz e Terra, 1997.

Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Caderno de Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1997.

PAULA, Gervásio de. Por exemplo. Revista Caros Amigos. São Paulo, Ed. Casa Amarela, ano V, edição 54, p. -18-19, setembro de 2001.

WEBER, Wagner Luís. O mosquito na vidraça: a formação dos cidadãos à luz da teoria crítica da Escola de Frankfurt. .A educação danificada. Contribuições à Teoria Crítica da Educação. São Carlos, Ed. Vozes/Ufscar, 1998.

Downloads

Publicado

2008-07-10

Como Citar

BATISTA, S. S. dos santos. Reflexões sobre a arte e educação: a história, a filosofia, a sociedade... Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 18, n. 35/36, p. 365–380, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-599. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/599. Acesso em: 7 out. 2024.