Moral deontológica e princípio de universalização

um estudo a partir da Fundamentação da Metafísica dos costumes, de Kant

Autores

  • Alcino Eduardo Bonella Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Moral, Ética, Kant, Metafísica dos Costumes

Resumo

Nesta dissertação apresentamos e discutimos aspectos centrais da ética kantiana a partir de um estudo da Fundamentação da Metafísica dos Costumes, especialmente do princípio de universalização e das várias formulações dele como imperativo categórico da moralidade. 

Estes aspectos são interpretados tematicamente como uma ética deontológica de princípios que defende a prioridade de considerações de honestidade e justiça sobre a prudência e a utilidade. Esta abordagem critica, por um lado, um tipo de universalismo moral ( enquanto mera generalização de princípios subjetivos), já que para Kant é preciso, além da universalização dos princípios (ou seja, sua generalização para todos os envolvidos), avaliar se podemos querer tal universalização do ponto de vista de um espectador imparcial e razoável; e, por outro lado, critica um tipo de subjetivismo moral (enquanto negação total de princípios morais objetivos), já que é possível admitir a subjetividade de nossas máximas e, ao mesmo tempo, avaliar sua moralidade com o ponto de vista da imparcialidade e da reciprocidade. [...]

Palavras-chave: Moral; Ética; Kant; Metafísica dos Costumes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcino Eduardo Bonella, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

2008-10-22

Como Citar

BONELLA, A. E. Moral deontológica e princípio de universalização: um estudo a partir da Fundamentação da Metafísica dos costumes, de Kant. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 207–208, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/981. Acesso em: 1 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e de dissertações