A EXPERIÊNCIA HERMENÊUTICA DO JOGO NO ENSINO DO DIREITO AMBIENTAL

Autores

  • Haide Maria Hupffer Universidade Feevale/RS.
  • Luiz Gonzaga Silva Adolfo Universidade de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p193a216

Palavras-chave:

Hermenêutica Filosófica, Direito Ambiental, Ensino Jurídico, Jogo

Resumo

Um dos grandes desafios do ensino do Direito Ambiental nas Faculdades de Direito, hoje, está na descoberta de estratégias que contemplem as possibilidades e modalidades de diálogos entre os diversos paradigmas que sustentam o conhecimento, entre as diferentes ciências, metodologias de ensino-aprendizagem que coexistem em um espaço onde se constroem e se consolidam saberes. Uma orientação docente na área ambiental conduz, inegavelmente, a incentivar o hábito da análise inter, multi e transdisciplinar. O estudo propõe alguns caminhos para o ensino do Direito Ambiental, fundamentado na experiência hermenêutica do jogo desenvolvido por Heidegger e Gadamer. O jogo, como espaço de diálogo crítico, reflexivo e transdisciplinar, propicia uma relação de ensino-aprendizagem no Direito Ambiental iluminada pela aplicação como um momento, no processo hermenêutico, tão essencial e integral como a compreensão e a interpretação.

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Data de registro:27/09/2011

Data de aceite:26/10/2012

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Biografia do Autor

Haide Maria Hupffer, Universidade Feevale/RS.

Doutora em Direito pela Universidade do Valo do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do curso de Direito e do Mestrado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale/RS.

Luiz Gonzaga Silva Adolfo, Universidade de Santa Cruz

Doutor em Direito Docente e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Direito Universidade de Santa Cruz

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Publicado

2013-07-16

Como Citar

HUPFFER, H. M.; ADOLFO, L. G. S. A EXPERIÊNCIA HERMENÊUTICA DO JOGO NO ENSINO DO DIREITO AMBIENTAL. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 27, n. 53, p. 193–216, 2013. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p193a216. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13717. Acesso em: 3 out. 2024.