Moacir Bortolozo

Autores

  • Bento Itamar Borges Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Humberto Aparecido de Oliveira Guido Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-621

Resumo

Sobre o inseparável colega e companheiro de lutas, três meses após seu falecimento, escreveu Engels no Prefácio à edição alemã do Manifesto naquele entristecido 1883: “Marx descansa no Cemitério de Highgate, e sobre seu túmulo já cresce a primeira grama”. Creio que um discurso deste gênero só pode se iniciar pelo fim, que nos igualará. E Moacir é, sem dúvida alguma, merecedor da comparação que aqui nos ocorre. Sua família acertou ao querê-lo de volta em Campinas, pois naquele final de tarde chuvosa, brilhou por instantes um fulgurante sol a revelar a colina do jardim, marcado apenas por discretas pedras com o nome das famílias.

Um pouco antes do fim, Moacir afastava-se da vida, em recuo algo entrópico e que revelou-se também um movimento digno da filosofia, sobretudo daquela que postula uma autenticidade original. Levou vida de filósofo e essa será sem dúvida a narrativa mais alinhavada de um homem múltiplo e de vivências intensas. Aos poucos foi-se despojando de papéis que a sociedade lhe impusera e de tarefas que ele mesmo buscara. Há muito, já não abria mais as correspondências comerciais, nem os contracheques que se acumulavam em sua gaveta. Sem carro, dependia de um taxista, que chamava de amigo, ou caminhava lentamente pelo campus, ainda e sempre com o ray-ban que antes compunha sua figura charmosa. [...]

Palavras-chave: Obituário; Revista Educação e Filosofia; Moacir Bortolozo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bento Itamar Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia.

Humberto Aparecido de Oliveira Guido, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

-

Downloads

Publicado

2008-07-15

Como Citar

BORGES, B. I.; GUIDO, H. A. de O. Moacir Bortolozo. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 17, n. 34, p. 299–303, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-621. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/621. Acesso em: 24 abr. 2024.