Apresentação - Dossiê: Derrida
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p543a545Resumo
*Doutora (2003-2007) em Filosofia pelo Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF-UFRJ). Professora do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Filosofia (Mestrado) da Universidade Federal de Uberlândia.
O Dossiê "Homenagem a Jacques Derrida", publicado na Revista Educação e Filosofia, é o fruto de quatro conferências proferidas na XVII SEMANA DE FILOSOFIA DA UFU, na Universidade Federal de UberlânÂdia, em novembro de 2014, sob a coordenação e organização dos professores doutores Georgia Amitrano e Alexandre Guimarães Tadeu de Soares.
Jacques Derrida, sem dúvida, é considerado um dos maiores pensadores do século XX. Em um trabalho iniciado nos anos de 1960 acerca da DesÂconstrução, o filósofo franco argelino se debruça sobre autores como BenÂjamin, Husserl, Heidegger e Levinas, em uma ultrapassagem da metafísica tradicional, a qual se tornará, em sua filosofia, uma "metafísica da presença". Alguns afirmam que sua obra é a mais traduzida no mundo. Contando com mais de 100 títulos, seu pensamento exerce um impacto profundo nas mais diferentes áreas das humanidades e ciências humanas, em especial nos campos da Ética, Alteridade, Linguagem e Filosofia do Direito.
É exatamente com o objetivo de discutir a importância e a permanência do pensamento do filósofo francês que o Dossiê aqui proposto reúne esses quatro ensaios, sendo três de especialistas brasileiros e um estrangeiro que participaram da Homenagem a Jacques Derrida, em 2014, na XVII SEMANA DE FILOSOFIA DA UFU.
Os quatro pesquisadores que participam deste Dossiê têm como proÂposta trazer de modo mais profícuo para o cenário nacional o pensamento da desconstrução derridiana. Lembrando que desconstrução derridiana, no lugar de encarnar a ideia de uma desmontagem com o intuito de liberar aquilo que, tendo sua origem ocultada, esquecida, acha-se impedido de ir ao encontro do que lhe é próprio, se apresenta como ideia mesma ou a ilusão de uma presença, de "algo" que pode e deve ser retomado para a realização do que é ou deveria ser. O uso derridiano da expressão "desconstrução da metafísica da presença" emerge de uma responsabilidade incondicional em relação às coisas que a desconstrução não abre mão de pensar: uma palavra, um termo, um conceito, enfim, todo um discurso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.