KRAMER, Sônia e outros. Com a pré-escola nas mãos - Uma alternativa curriular para a educação infantil. São Paulo, ed. atica, 6ª ed., 1993

Autores

  • Adriana A. Martins Bernardes Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Educação, Pré-Escola, Educação infantil, Autonomia

Resumo

O livro com a Pré-Escola nas mãos organizado por Sônia Kramer com a participação das autoras: Ana Beatriz C. Pereira, Maria Luiza M.B. Oswald e Regina de Assis, aborda uma alternativa curricular para a educação infantil, tendo como proposta a concretização dos princípios de autonomia, cooperação, criticidade, criatividade, dentre outros, viabilizando assim, a formação da cidadania. 

O capítulo I define os pressupostos teóricos que orientaram a elaboração de uma proposta curricular. Para tal, recorre as seguintes áreas do conhecimento: História, Sociologia, Psicologia e Antropologia, pois considera que tais áreas são capazes de fornecer uma fundamentação teórica sólida, a partir da qual a proposta pode ser delineada. Em seguida explicita as principais teorias e tendências pedagógicas que tem subsidiado a prática da educação infantil (O a 6 anos), apresentando o posicionamento e opção das autoras.

A exposição de um estudo exploratório, realizado em turma de crianças com os a 06 anos de idade, no Rio de Janeiro, é apresentada no capítulo II. [...]

Palavras-chave: Educação; Pré-Escola; Educação infantil; autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana A. Martins Bernardes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Aluna do 4° ano do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia, e participante do Grupo PET/Filosofia.

Downloads

Publicado

2008-11-06

Como Citar

BERNARDES, A. A. M. KRAMER, Sônia e outros. Com a pré-escola nas mãos - Uma alternativa curriular para a educação infantil. São Paulo, ed. atica, 6ª ed., 1993. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 8, n. 16, p. 301–302, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1039. Acesso em: 26 fev. 2024.