BOLOTIN, David. An Approach to Aristotle's Physics (with particular attention to his manner of writing)

Autores

  • Lucas Angione Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v16n31a2002-687

Palavras-chave:

Filosofia Antiga, Aristóteles, Física de Aristóteles

Resumo

O estilo dos escritos aristotélicos apresenta grandes dificuldades para os intérpretes. Até meados do século passado, predominava a visão de que Aristóteles teria escrito verdadeiros tratados, cuja configuração interna obedecia ao claro objetivo de expor teses em argumentos limpidamente ordenados, que pudessem ser lidos e compreendidos por qualquer leitor. Mas esse retrato veio paulatinamente se esboroando. Inicialmente, flagrantes contradições no presumido “sistema” vieram a pôr em dúvida a unidade e coerência interna de alguns destes tratados. Não obstante, continuava-se ainda a acreditar num modo de exposição similar a um tratado moderno: as contradições atestariam apenas a esquizofrenia platônico-asclepíada de Aristóteles, indeciso (e inconsistente) entre sua tendência racionalista e sua tendência empirista. Aos poucos, no entanto, parâmetros mais refinados de exegese permitiram retornar a uma percepção que de certo modo, já estava presente nos comentadores gregos e medievais. A saber: ainda que tenha escrito obras unificadas por objetivos e horizontes claramente determinados, Aristóteles nos exibe um estilo argumentativo parcimonioso, elíptico, às vezes cabalmente obscuro, de modo que dificilmente poderíamos imaginá-lo como um escritor que, expondo suas teses, estaria pensando na legibilidade de seus escritos para um leitor qualquer – o próprio título da Física, Physike Akroasis, deixa clara a percepção antiga de que o texto apresentava um “curso” destinado aos colaboradores de Aristóteles. [...]

Palavras-chave: Filosofia Antiga; Aristóteles; Física de Aristóteles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Angione, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor Adjunto no Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

-

Downloads

Publicado

2008-08-13

Como Citar

ANGIONE, L. BOLOTIN, David. An Approach to Aristotle’s Physics (with particular attention to his manner of writing). Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 16, n. 31, p. 183–190, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v16n31a2002-687. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/687. Acesso em: 18 jul. 2024.