As crianças em cena, contextos e identidades: reflexões sobre o contributo de pesquisadores vinculados ao "projecto de investigação sobre a infância em Portugal"

Autores

  • Josemir Almeida Barros Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Campus Belo Horizonte
  • Nilce Vieira Campos Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/IFTM, campus Uberaba-MG

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27nEspeciala2013-p143a162

Palavras-chave:

Crianças. História da infância. História da educação. Escola. Políticas Públicas

Resumo

[1] Esse artigo resulta das pesquisas realizadas no doutorado intercalar de Josemir Almeida Barros na Universidade do Minho em Braga, Portugal e de Nilce V.C. Ferreira no Instituo de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Ambos foram financiados pela CAPES.

*Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (bolsista FAPEMIG), Uberlândia-MG, Brasil. Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brasil.

**Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG, Brasil. Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/IFTM, campus Uberaba-MG, Brasil.

As crianças em cena, contextos e identidades: reflexões sobre o contributo de pesquisadores vinculados ao "projecto de investigação sobre a infância em Portugal"

Resumo: Apresentamos reflexões sobre pesquisas desenvolvidas no âmbito do "Projecto de investigação sobre a infância em Portugal" (PiiP) realizado de 1997 a 1999. Esse estudo, em Portugal, abordou a redefinição do campo da infância e dos médias por meio de levantamento bibliográfico realizado no período de 1974 a 1998. Nessa concepção, discorremos a respeito da história da infância, a partir da visão desses investigadores, ponderando que com o advento da sociedade industrial as crianças assumiram um novo lugar como cidadãos em formação, o que incluiu uma relação com o trabalho na sociedade capitalista e suas múltiplas implicações. A indagação que trazemos é a seguinte: a circulação de temáticas sobre as crianças acarretou melhores condições sociais para esse público?

Palavras-chave: Crianças. História da infância. História da educação. Escola. Políticas públicas. 

As crianças em cena, contextos e identidades: reflexões sobre o contributo de pesquisadores vinculados ao "projecto de investigação sobre a infância em Portugal"

Abstract: We brought reflections on research developed in the scope of "Projecto de investigação sobre infância em Portugal (PiiP) (Project of childhood investigation in Portugal), made from 1997 to 1999. This study in Portugal is about the redefinition on the childhood field and the medias through bibliographical research made between 1974 and 1998. Using this conception, we discuss from the point of view of these investigators about these little human beings, pondering that with the event of the industrial society children have assumed a new role as citizens in development, included in the labor relation in the capitalist society and its various implications. The question which has arisen is the following one: the widespread circulation on themes about children has evolved into better social conditions to this public?

Keywords: Children. History of childhood. History of Education. School. Public politics.

Data de registro:13/05/2013

Data de aceite: 08/07/2013

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Biografia do Autor

Josemir Almeida Barros, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Campus Belo Horizonte

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (bolsista FAPEMIG), Uberlândia-MG, Brasil. Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brasil.

Nilce Vieira Campos Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/IFTM, campus Uberaba-MG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG, Brasil. Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/IFTM, campus Uberaba-MG, Brasil

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Publicado

2013-07-16

Como Citar

ALMEIDA BARROS, J.; FERREIRA, N. V. C. As crianças em cena, contextos e identidades: reflexões sobre o contributo de pesquisadores vinculados ao "projecto de investigação sobre a infância em Portugal". Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 27, n. n. ESP, p. 143–162, 2013. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27nEspeciala2013-p143a162. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22687. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação