Os PCN e o ensino de filosofia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-610Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Educação, Tradição filosófica, ObjetividadeResumo
O presente artigo se propõe a explicitar de modo crítico os fundamentos que subjazem à proposta de inserção do saber filosófico e de suas questões no ensino médio brasileiro conforme disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Neste sentido, apresentamos uma reflexão acerca da concepção de filosofia que norteia o documento em questão, apontando tanto os limites quanto os aspectos positivos que o perfazem. Partindo-se da evidência da natureza social dos indivíduos, da prática educativa e das condições de vida, buscou-se redefinir o quadro de competências e habilidades propostas.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Educação; Tradição filosófica; Objetividade.
Abstract: The current article intends to explicit in a critical way the basis for the philosophical knowledge insertion and its issues on brazilian high school as stated by Na tional Curricula Parameters - High School. We present therein a reflection about the philosophical concept that guides the document in question, pointing out the limits as well as its positive aspects. Starting from the evidence of the individual's social nature, of the educative pratice and the life conditions, we searched to redefine the proposed competences and habilities schedule.
Keywords: Teaching of philosophy; Education; Philosophical tradition; Objectivity.
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