O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica

Autores

  • Maria Luísa Branco Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-558

Palavras-chave:

Educação cívica, Educação pluridimensional, Escola Cultural.

Resumo

O modelo da Escola Cultural surge na sequência da Reforma Educativa Portuguesa, realizada em 1986, que preconizava a criação de uma escola pluridimensional. Abandonado em 1990 pela equipa ministerial, continua a ser, contudo, uma proposta muito pertinente em termos da consecução de uma educação cívica democrática integradora. Com efeito, através da organização pedagógica que propõe, possibilita o acolhimento da totalidade dos valores humanos, numa dinâmica que associa a aprendizagem constituída e a aprendizagem constituinte, a tradição e o exercício da autonomia pessoal, a hetero e a auto determinação, engendrando uma participação democrática que se inscreve na realização pessoal/ vocacional de cada um.

Palavras-chave: Educação cívica; Educação pluridimensional; Escola Cultural.

 

Abstract: The Cultural School model arose as a consequence of the Portuguese Educational Reform, carried out in 1986, and which established the conditions for the development of a pluridimensional school. Though set aside in 1990 by the Ministry of Education, this idea nonetheless continues to be a relevant proposal for achieving a democratic and integrative civic education. In fact, through the pedagogical organization it entails, such a project allows for the incorporation of the entire range of human values within a perspective that includes the results of previous learning processes as well as the contours of those currently underway, the impact of tradition and the exercise of individual autonomy — heteronomous and autonomous determinations — leading to forms of democratic participation necessary to the personal and vocational development of all.

Keywords: Civics education; Pluridimensional education; Cultural School

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Biografia do Autor

Maria Luísa Branco, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

Doutora em Educação e Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

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Publicado

2008-07-01

Como Citar

BRANCO, M. L. O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 19, n. 38, p. 97–113, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-558. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/558. Acesso em: 12 out. 2024.