VITA, alvaro. Justiça liberal, argumentos liberais contra o neoliberalismo. São Paulo, Ed. Paz e Terra, 1993, 131 pp.

Autores

  • Alcino Eduardo Bonela

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-905

Palavras-chave:

Ciências sociais , Ciência política, Teoria da justiça

Resumo

O livro, com algumas modificações, é a dissertação de mestrado, defendida na Universidade de São Paulo em 1992, por Alvaro de Vita, bacharel em Ciências Sociais e mestre em Ciência Politica. É um trabalho sobre teoria liberal normativa, especialmente sobre a teoria da justiça de John Rawls, pensador contemporâneo que retoma o contratualismo e a ética de Kant para elaborar uma filosofia moral e politica que se apresente como alternativa viável à tradição utilitarista. Além da teoria de Rawls, Vita também discute pontos da teoria de Ronald Dworkin, referencial da abordagem chamada "baseada em direitos". O estudo levado a cabo por Vita investiga a moralidade liberal, que prioriza direitos face às considerações utilitárias.

Tal moralidade é sintetizada por ele em duas teses: 1) O Estado deve proteger um conjunto de direitos básicos dos cidadãos; 2) O Estado deve ser neutro quanto às diversas formas de vida que os cidadãos razoavelmente escolham para si em função de suas "concepções de bem", ou seja, o Estado não deve impor uma concepção de bem humano. Na dissertação aqui resenhada, Vita se concentrará na tese 1.

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Biografia do Autor

  • Alcino Eduardo Bonela

    Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

DWORKIN, Ronald. Taking Rights Seriously. Camhridge-Massachussetts, Harvard University Press, 1977.

RAWLS, Jolm. A Theory of Justice. Cambridge-Massachussetts, Belkanap Press, 1971.

VITA, Álvaro. Justiça Liberal, argumentos liberais contra o neoliberalismo. São Paulo, Ed. Paz e Terra, 1993, 131 pp.

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Publicado

2008-10-03

Como Citar

VITA, alvaro. Justiça liberal, argumentos liberais contra o neoliberalismo. São Paulo, Ed. Paz e Terra, 1993, 131 pp. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 11, n. 21/22, p. 315–320, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-905. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/905. Acesso em: 12 abr. 2025.