Emílio - Cidadão do Mundo

Autores

  • Carlota J. Malta Cardozo dos Reis Boto UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v3a1989-1906

Palavras-chave:

Emílio, Mundo, Cidadão, Rosseau, Política

Resumo

[...] Um dos mais preocupantes desvios em que incorrem pesquisas referentes à Filosofia da Educação consiste na equivocada perspectiva de enfocar exclusivamente as ideias pedagógicas desconectadas do ideário político-social proposto pelos diversos autores estudados. Nesse sentido, a área da Pedagogia, na dificuldade que lhe é própria de delimitação de seu objeto de estudo, reduz a Filosofia da Educação ao relato empobrecido das supostas tendências do pensamento educacional mais em voga neste ou naquele período. Desconhecendo por completo a concepção rousseauniana acerca da organização das sociedades civis, qualquer estudioso da área da Educação presume-se capaz de discorrer convictamente sobre toda a complexidade das ideias pedagógicas contidas no Emílio, trabalho precursor da conscientização pública do sentimento de infância como um "estado peculiar de ser". Pouquíssimas são as tentativas de leitura do Emílio à luz dos trabalhos políticos de Rousseau, o que permitiria captar a identidade no âmbito público dos educandos-modelos. A tentativa a que se propõe o presente ensaio, derivada da preocupação acima evocada, consiste em uma análise onde sejam articulados os preceitos pedagógicos de Rousseau e seu ideário político-social [...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlota J. Malta Cardozo dos Reis Boto, UNESP

Mestranda em História e Filosofia da Educação (FEUSP) e professora do ILCSE/UNESP, Araraquara

Referências

ALVES, João Lopes. Rousseau, Hegel e Marx: percursos da razão política, Lisboa, Livros Horizontes, 1983. (Coleção Razão e Diálogo)

AZANHA, José Mário Pires. Educação — alguns escritos. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1987.

BARROS, Roque Spencer Maciel. "Meditação sobre Rousseau". Centro Regional de Pesquisas Educacionais. Sep. do vol. 6— dezembro de 1963.

São Paulo.

FORTES, Luís Roberto Salina. Rousseau da Teoria à Prática. São Paulo, Ed. Ática, 1976. {Coleção Ensaios, vol. 21)

ROUSSEAU, Jean Jacques. Discurso sobre a origem e fundamentos da desigualdade entre os homens. Porto, Ed. Europa América, 1976.

ROUSSEAU, Jean Jacques. Do contrato social ou princípios do direito político. 3 ed. São Paulo, Abril, 1985 (Os pensadores).

ROUSSEAU, Jean Jacques. Emílio ou da Educação. Rio de Janeiro, Ed. Difel, 1979.

VOLPE, Galvano Delia. Rousseau e Marx — a liberdade igualitária. Lisboa, Edições 70, s.d.

Downloads

Publicado

2009-04-06

Como Citar

BOTO, C. J. M. C. dos R. Emílio - Cidadão do Mundo. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 3, n. 5/6, p. 13–17, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v3a1989-1906. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1906. Acesso em: 22 dez. 2024.