Escolas Charters nos EUA

contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública

Autores

  • Theresa Adrião Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28nEspeciala2014-P263a282

Palavras-chave:

Subsídio público, Charter, Contratos, Privatização, School-choice, Educação

Resumo

Resumo: Este artigo analisa, no recente contexto americano, a tendência de ampliação de um modelo de oferta educacional denominado Charter school. Para tanto, se apoia na literatura internacional sobre o tema e em informações coletadas em pesquisa desenvolvida junto a uma escola Charter de Washington DC. O pressuposto é que este modelo se configura em uma modalidade de privatização da oferta educativa, tendo em vista se tratar de um mecanismo de subsídio público a instituições geridas por setor privado, o qual vem sendo proposto, por fundações e setores governamentais, como alternativa para a educação básica no Brasil. 

Palavras-chave: Subsídio público; Charter; Contratos; Privatização; Choice.

 

Abstract: This article analyzes at recent American context, the trend of expanding a model of educational provision called Charter School. Leaned on the international literature on the subject and collected information on research developed at a Washington DC Charter School. The assumption is that this model is shaped in a form of privatization of educational provision, considering it as a mechanism for public subsidy to institutions managed by the private sector which has been proposed by Foundations and Government  as an alternative to Basic Education in Brazil.

Keywords: Public subsidy; Charter schools; Contracts; Privatisation; Choice in education.

 

Data de registro: 22/01/2014

Data de aceite: 19/02/2014

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Biografia do Autor

Theresa Adrião, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com atuação no Curso de Pedagogia e no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma instituição. E-mail: theadriao@gmail.com

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Publicado

2015-10-13

Como Citar

ADRIÃO, T. Escolas Charters nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. n. ESP, p. 263–282, 2015. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28nEspeciala2014-P263a282. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24613. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Pública como Direito - Desafios às Políticas Governamentais na América Latina