THE PRACTICE OF REASON: RATIONALITY, LANGUAGE AND SOCIAL ONTOLOGY

Autores

  • Ralph Bannell PUC

Palavras-chave:

Education. Ontology. Practice of Reason. Racionality. Searle

Resumo

Esse texto é uma tentativa de articular o conceito de prática de razão, em linhas gerais, e sua relação com a educação. Com o conceito de prática de razão gostaria de capturar a maneira pela qual o pensamento e a ação humanos são constrangidos, mas sem invocar nenhuma faculdade mental da razão. Estimulado pelo trabalho de John Searle, considero a racionalidade como parte integral das capacidades humanas para a percepção, o pensamento e a intencionalidade, com um papel central para a linguagem na sua explicação: como parte central do que é viver uma vida humana. Utilizo o trabalho de John McDowell para analisar a racionalidade da percepção e o trabalho recente de Searle para ajudar na análise da racionalidade do pensamento e da intencionalidade. Contudo, vou além desses autores na tentativa de localizar constrangimentos sócio-históricos ao pensamento e à ação, mediados pelos mecanismos de intencionalidade coletiva e racionalidade coletiva, junto com sua fundamentação numa ontologia social produzida e reproduzida historicamente. Termino com algumas breves reflexões sobre a educação enquanto prática de razão, na medida em que induz novas gerações ao espaço de razões e pode ajuda-las em navegar esse espaço bem como transformá-lo.

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Data de registro : 01/08/2012

Data de aceite : 19/09/2012

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Publicado

2013-04-10

Como Citar

Bannell, R. (2013). THE PRACTICE OF REASON: RATIONALITY, LANGUAGE AND SOCIAL ONTOLOGY. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 26(2012Esp). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/19675