HISTÓRIA, POLÍTICA E IDÉIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Marisa Bittar Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v18nn.%20ESPa2004-11228

Palavras-chave:

Pensamento pedagógico, Partidos políticos, Políticas educacionais

Resumo

Este trabalho discute dois aspectos da educação pública sul-mato-grossense de 1983 a 2003: a) o início da sua democratização ocorrida durante o primeiro governo eleito; b) a recorrência de ideias, propostas e práticas oriundas desse mesmo período em governos que o sucederam. Tendo se tratado de uma política educacional polêmica já na sua época, combatida por setores conservadores e de direita, aqui se examina as razões dessa possível continuidade. Com base em fontes primárias como documentos governamentais, programas de partidos políticos, entidades docentes e discentes, jornais, entrevistas, panfletos etc, a pesquisa considerou o primeiro governo eleito da história de Mato Grosso do Sul como parâmetro inicia da democratização da educação pública, principalmente no aspecto da gestão escolar. Cotejando a sua política educacional com os governos que o sucederam buscou-se pontuar elementos de continuidade nas políticas subsequentes, especialmente no governo de Pedro Pedrossian (1991-1995) e no de Zéca do PT (1999-2003).

Palavras-chave: Pensamento pedagógico; Partidos Políticos; Políticas educacionais.

 

Abstract: This article discusses two subjects of Mato Grosso do Sul's public education (1983-2003): a) the beginning of its democracy under Wilson Barbosa Martins Government (19831985); b) some ideas purposes and actions which remains after that. Polemic subject in its own time, refused by left press, what studied here is why it remains yet. Based an primary parties' programs, interviews etc, this research took the first elected government, during military regime. as the beginning of democratic public education mainly in school administration. Comparing its educational policy with the posterior governments the article emphasizes the continuity points of those policies, mainly Pedro Pedrossian (PTH. 1991-1995) and “Zeca do PT” (PT, 1999-2003) governments.

Keywords: Pedagogical Ideas; Policies Parties; Educational policies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Bittar, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Referências

AZEVEDO, Fernando e outros. A reconstrução educacional no Brasil ao povo e ao governo. In: GUIRALDELLI Jr., Paulo. História da educação. São Paulo: Cortez Editora, 1990. p. 54-78.

BITTARA Marisa. Estado, educação e transição democrática em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Editora da UFMS, 1998.

BITTAR, Marisa, Maio Grosso do Sul: do estado sonhado ao estado construído! (1892 1997), Tese de doutorado em História. Universidade de: São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo, 1997. (2 volumes).

BITTAR, Marisa. AS eleições para diretores de escolares. Correio do Estado, Campo I Grande, IOjan. 2002. Caderno A,p. 6.

CUNHA, Luiz Antônio. Educação, estado e democracia no! Brasil. São Paulo: Cortez Editora; Niterói: Editorada UFF', Brasília: FLACSO, 1991.

DEWEY, John. Pida g educação, Tradutor: Anísio Teixeira. São Paulo: Abril Cilltural, 1980. (Os Pensadores),

FRANCO, Ronaldo. Os professores não ganham bem. Correio do Estado, Campo Grande, 1 25, 05.2003, Caderno A, p. 5. (Entrevista).

GRAMSCI, Antonio. Obras escolhidas. I Tradução: Manuel Cruz. São Paulo: Martins Fontes, 19.78.

KOSIK; Karek. Dialética do concreto. 2" ed. Tradução: Célia Neves e Alderico Toríbio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LEME, Leocádia Entrevista. Campo Grande, 23 fev. 19".

LIMA, Hélio de. Uma greve seria temerosa e perigosa. Correio do Estado, Campo Grande, 09 mar. 2003. Caderno A, p. 5. (Entrevista).

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria 4e Estado de Educação. Constituinte escolar: construindo a escola cidadã. Cadernos temáticos 7, 11 e 16. Campo Grande, 2000

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Educação, uma proposta de Educação para Mato Grosso do Sul. Documento básico. Campo Grande, 1991.

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Política educacional. Campo Grande, 2000.

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Educação básica do 'tampo. Série Fundamentos Político-pedagógicos. Campo Grande, 2000. (Cadernos da Escola Guaicuru, no 3).

Downloads

Publicado

2010-11-19

Como Citar

BITTAR, M. HISTÓRIA, POLÍTICA E IDÉIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 18, n. n. ESP, p. 193–212, 2010. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11228. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11228. Acesso em: 23 nov. 2024.