A herança da filosofia deweyana

influência na vida e obra de Anísio Teixeira

Autores

  • Claudio Luis de Alvarenga Barbosa Universidade Católica de Petrópolis

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-608

Palavras-chave:

Conhecimento, Educação-Sociedade, Democracia

Resumo

Estudando a obra de Anísio Teixeira, percebemos que os temas abordados – ensino público, autonomia universitária, valorização do professor, entre outros – ainda hoje se fazem presentes nas discussões do campo educacional. Entretanto, alguns trabalhos sobre esse pensador, centrando-se nos aspectos se sua própria vida e obra, relegam a segundo plano as origens de sua perspectiva filosófica. Neste artigo, que representa uma tentativa de nos apropriarmos com austeridade do pensamento de Anísio, buscaremos mostrar as bases da obra teórica se seu mentor intelectual: John Dewey. Acreditamos que apropriar-se da filosofia deweyana é condição essencial para explorarmos todo o potencial do pensamento de Anísio.

Palavras-chave: Conhecimento; Educação-Sociedade; Democracia.

 

Abstract: Studying Anísio Teixeiras’s work, we notice that his themes – public education, university autonomy, teacher’s evaluation, among others – are still in the discussions of the educational field of our days. However, some studies about that thinker, centered in aspects of his life and work, treat as secondary the origins of his philosophical perspective. This article, as an attempt of an austere appropriation of the thought of Anísio, will try to show the basis of his intellectual mentor’s theoretical work: John Dewey. We believe that appropriating the philosophy of Dewey is an essential condition for us to explore the whole potential of the thought of Anísio.

Keywords: Knowledge; Education-Society; Democracy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Luis de Alvarenga Barbosa, Universidade Católica de Petrópolis

Doutorando em Educação/UFF e professor da Faculdade de Educação da Universidade Católica de Petrópolis

Referências

BODEI, Remo. A filosofia do século XX. Bauru: EDUSC, 2000. BOMENY, Helena. Os intelectuais da educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CINTRA, Maria A. Os métodos ativos e escola nova. In: PARRA, Nélio (Coord.). Didática para a escola de 1 0 e 20 graus. 9. ed. São Paulo: Pioneira, 1987.

DEWEY, John. Experiência e natureza. São Paulo: Abril Cultural, 1980a. (Os pensadores).

Lógica - a teoria da investigação. São Paulo: Abril Cultural, 1980b. (Os pensadores).

Vida e educação. São Paulo: Abril Cultural, 1980c. (Os pensadores).

BÁVERO, Maria de L.; BRITTO, Jader. Dicionário de educadores no Brasil: da colónia aos dias atuais. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999. GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. 5. ed. São PauIo: Atica, 1994.

História das idéias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Atica, 2001. HESSEN, Johannes. Teoria do conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

JAPIASSU, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. 3. ed. rev. amp. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

REALE, G.; ANTISERI, D. História da filosofia. São Paulo: Paulus, 1990.

TEIXEIRA, Anísio. Ensino superior no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 1989.

_______. Educação é um direito. 2.ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1996.

_______. Pequena introdução à filosofia da educação. 6. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

Downloads

Publicado

2008-07-15

Como Citar

BARBOSA, C. L. de A. A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 17, n. 34, p. 65–80, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-608. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/608. Acesso em: 18 nov. 2024.