A herança da filosofia deweyana
influência na vida e obra de Anísio Teixeira
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-608Palavras-chave:
Conhecimento, Educação-Sociedade, DemocraciaResumo
Estudando a obra de Anísio Teixeira, percebemos que os temas abordados – ensino público, autonomia universitária, valorização do professor, entre outros – ainda hoje se fazem presentes nas discussões do campo educacional. Entretanto, alguns trabalhos sobre esse pensador, centrando-se nos aspectos se sua própria vida e obra, relegam a segundo plano as origens de sua perspectiva filosófica. Neste artigo, que representa uma tentativa de nos apropriarmos com austeridade do pensamento de Anísio, buscaremos mostrar as bases da obra teórica se seu mentor intelectual: John Dewey. Acreditamos que apropriar-se da filosofia deweyana é condição essencial para explorarmos todo o potencial do pensamento de Anísio.
Palavras-chave: Conhecimento; Educação-Sociedade; Democracia.
Abstract: Studying Anísio Teixeiras’s work, we notice that his themes – public education, university autonomy, teacher’s evaluation, among others – are still in the discussions of the educational field of our days. However, some studies about that thinker, centered in aspects of his life and work, treat as secondary the origins of his philosophical perspective. This article, as an attempt of an austere appropriation of the thought of Anísio, will try to show the basis of his intellectual mentor’s theoretical work: John Dewey. We believe that appropriating the philosophy of Dewey is an essential condition for us to explore the whole potential of the thought of Anísio.
Keywords: Knowledge; Education-Society; Democracy.
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