EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA UM ENSAIO SOBRE O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM JOHN DEWEY
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-262Palavras-chave:
Experiência, Educação, Filosofia, DemocraciaResumo
O presente artigo procura discutir o conceito de experiência na obra de John Dewey, um dos pensadores da educação mais influentes ao longo do século XX. Como queremos demonstrar, a força e a fragilidade do pensamento deweyano estará em enunciar a possibilidade de formação de uma cultura democrática, isto é, de formação de modos de pensar, de agir e de sentir, em uma palavra, de uma cultura de interação social em que ciência e estética se combinem de tal forma que tornem todo e qualquer gesto humano uma encarnação de valores democráticos. Apesar de seu fundamento liberal, em certo sentido datado e circunscrito, o vigor desse princípio democrático é, por si só, motivo de interesse para todos que hoje se esforçam na elaboração de uma filosofia da feducação mais emancipatória e libertária.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.