BERTI, Enrico. Aristóteles no século XX;

tradução de Dion David Macedo. São Paulo, Loyola, 1997

Autores

  • Lucas Angioni Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-810

Palavras-chave:

Filosofia, Aristóteles, Enrico Berti, Aristóteles no século XX

Resumo

Diversos filósofos, ao longo deste século, reivindicaram para si a herança do legado aristotélico apresentando-se como legitimos continuadores do célebre precursor. Ocorre, no entanto, que tais reivindicações comportam respectivamente diversos graus de legitimidade, na medida em que se fazem acompanhar de esforços mais ou menos criteriosos de interpretação dos textos aristotélicos. O objetivo deste livro de Berti consiste em apresentar um mapeamento dessas diversas reivindicações, isto é, das diversas maneiras pelas quais Aristóteles encontra-se presente nas elaborações filosóficas do século XX. Simpático e eficiente na execução desta meta, Berti nos oferece um resultado não só útil para a compreensão de certos aspectos da filosofia do século XX, mas também propício ao próprio trabalho de interpretação dos textos de Aristóteles. Justamente porque há casos em que "a convergência filosófica não impede, mas favorece a compreensão histórica" - como Berti ressalta a respeito de Gilbert Ryle (p. 180), o trabalho de Berti se avoluma em interesse para o especialista em Aristóteles, na medida em que sugere várias perspectivas para reinterpretar a obra aristotélica no horizonte de questões filosóficas que nos perturbam contemporaneamente, para além de um interesse meramente historiográfico. [...]

Palavras-chave: Filosofia; Aristóteles; Enrico Berti; Aristóteles no século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Angioni, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor do Departamento de Filosofia da UNICAMP.

Downloads

Publicado

2015-10-06

Como Citar

ANGIONI, L. BERTI, Enrico. Aristóteles no século XX; : tradução de Dion David Macedo. São Paulo, Loyola, 1997. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 13, n. 25, p. 277–282, 2015. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-810. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/810. Acesso em: 19 nov. 2024.