A EDUCAÇÃO SENEQUIANA

Autores

  • José Joaquim Melo Pereira Melo

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-254

Palavras-chave:

Sêneca, Educação, Filosofia, Autoformação

Resumo

O presente trabalho tem como preocupação fazer algumas reflexões sobre o conceito de educação de Sêneca. A educação, para esse pensador, consistia na subordinação das tendências instintivas à razão, e a condição fundamental para essa sujeição era o conhecimento de si mesmo. Isto implica que, em sua concepção, o processo formativo tinha um caráter de auto-educação, cujos princípios fundamentais eram a moral, a virtude, a liberdade, a sabedoria e a filosofia. Assim, o pensamento de Sêneca deve ser abordado segundo dois eixos condutores significativos. O primeiro é que a sabedoria e a filosofia são realidades inseparáveis e diz respeito à meta da formação, ou seja, à educação "consumadaâ€?; o segundo, que tanto a filosofia como a sabedoria fazem parte da substância da educação e refere-se, ainda, ao objetivo imediato, instrumento e caminho para formação, quer dizer, a educação se "realizandoâ€?.

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Biografia do Autor

José Joaquim Melo Pereira Melo

Doutor em História e Sociedade e professor do DFE/PPE/UEM

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Publicado

2008-03-27

Como Citar

MELO, J. J. M. P. A EDUCAÇÃO SENEQUIANA. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 21, n. 41, p. 61–87, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-254. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/254. Acesso em: 21 dez. 2024.