(Re)Leitura do ensino através da imprensa jornalística

uma abordagem sócio-histórica (Uberlândia-MG 1940-1960)

Autores

  • Vicente Batista de Moura Sobrinho Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-612

Palavras-chave:

História, Educação, Imprensa

Resumo

Este artigo tem o propósito de trazer a tona algumas discussões acerca da massificação do ensino veiculada nos jornais Correio de Uberlândia e O Estado de Goyaz, com destaque especial para o Correio (1940-1960). Os referidos periódicos iniciaram suas atividades em Uberlândia por volta do ano de 1938. Essa discussão veiculada nesses jornais, além de estar em sintonia com o processo histórico daquele momento, se faz de forma a deixar perceber que tal processo está intimamente vinculado a ideia de conferir a este espaço geopolítico, que é a região do Triângulo Mineiro, o status de moderno. A cidade de Uberlândia aparece nesse projeto, no nível do discurso, como uma espécie de vanguarda, reivindicando para si o espírito de liderança nos campos industrial, comercial, cultural e educacional.

Palavras-chave: História; Educação; Imprensa.

 

Abstract: The goal of this article is to bring up some discussions about the massification of teaching, published by the newspapers Correio de Uberlândia and O Estado de Goyaz. Emphasis will be given to Correio de Uberlândia within this span of time (1940-1960). Both newspapers began their activities in .1938 The massification of teaching discussed in these newspapers, in addition to being in harmony with historical process of that the time, shares the idea that this geopolitical space, the Triângulo Mineiro, must have the status of modernity. As a project in these newspapers discourse, Uberlândia city shows itself as a forerunner whose leadership in industry, business, culture and education must be recognized.

Keywords: History; Education; Press.

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Biografia do Autor

Vicente Batista de Moura Sobrinho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

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Publicado

2008-07-15

Como Citar

SOBRINHO, V. B. de M. (Re)Leitura do ensino através da imprensa jornalística: uma abordagem sócio-histórica (Uberlândia-MG 1940-1960). Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 17, n. 34, p. 165–205, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-612. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/612. Acesso em: 22 dez. 2024.