(Re)Leitura do ensino através da imprensa jornalística
uma abordagem sócio-histórica (Uberlândia-MG 1940-1960)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-612Palavras-chave:
História, Educação, ImprensaResumo
Este artigo tem o propósito de trazer a tona algumas discussões acerca da massificação do ensino veiculada nos jornais Correio de Uberlândia e O Estado de Goyaz, com destaque especial para o Correio (1940-1960). Os referidos periódicos iniciaram suas atividades em Uberlândia por volta do ano de 1938. Essa discussão veiculada nesses jornais, além de estar em sintonia com o processo histórico daquele momento, se faz de forma a deixar perceber que tal processo está intimamente vinculado a ideia de conferir a este espaço geopolítico, que é a região do Triângulo Mineiro, o status de moderno. A cidade de Uberlândia aparece nesse projeto, no nível do discurso, como uma espécie de vanguarda, reivindicando para si o espírito de liderança nos campos industrial, comercial, cultural e educacional.
Palavras-chave: História; Educação; Imprensa.
Abstract: The goal of this article is to bring up some discussions about the massification of teaching, published by the newspapers Correio de Uberlândia and O Estado de Goyaz. Emphasis will be given to Correio de Uberlândia within this span of time (1940-1960). Both newspapers began their activities in .1938 The massification of teaching discussed in these newspapers, in addition to being in harmony with historical process of that the time, shares the idea that this geopolitical space, the Triângulo Mineiro, must have the status of modernity. As a project in these newspapers discourse, Uberlândia city shows itself as a forerunner whose leadership in industry, business, culture and education must be recognized.
Keywords: History; Education; Press.
Downloads
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Vicente Batista de Moura Sobrinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.