Kant e a idéia de educação das luzes

Autores

  • Edmilson Menezes Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-737

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Kant, Século XVIII

Resumo

Este artigo condensa algumas reflexões acerca dos nexos entre a filosofia kantiana da educação e a Aufklärung. Ele procura mostrar como Kant se aproxima daquele movimento e em que medida dele se afasta quando o tema é a educação dos homens rumo ao progresso.

Palavras-chave: Filosofia; Educação; Kant; Século XVIII.

Resumé: Cet article condense quelques réflexions au sujet des liens entre la  philosophie kantienne de l’éducation et l’Aufklärung. Il cherche a élucider comme Kant s’approche du mouvement des Lumières et dans quelle mesure il s’écarte de l’influence ilustre, quando le thème est l’education des hommes vers le progrès.

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Biografia do Autor

Edmilson Menezes, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professor de Departamento de Filosofia e do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2008-09-01

Como Citar

MENEZES, E. Kant e a idéia de educação das luzes. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 14, n. 27/28, p. 113–126, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-737. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/737. Acesso em: 19 dez. 2024.