Os humanismos e a sua re-ligação ao homem

Autores

  • Ernesto Candeias Martins Escola Superior de Educação Castelo Branco, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-927

Palavras-chave:

Humanismo, Pensamento filosófico, Sentidos de humanismo, Perspectiva histórica, Perspectiva humana

Resumo

Na abordagem hermenêutica neste estudo ao humanismo, pretendemos destacar dois problemas fundamentai, resultantes da reflexão filosófica e educativa sobre esse conceito na modernidade: por um lado uma perspectiva histórica ao longo do pensamento filosófico, evidenciando os vários sentidos referenciais do “humanismo”; e, por outro, uma perspectiva humana propriamente dita, em que determinamos a possibilidade duma relação da “atitude humanística elevada” com o transcendente (“sobrehumano”) e uma “atitude humanística fraca” como “desumano”, empatadas ambas atitudes com concepções filosóficas relevantes.

Palavras-chave: Humanismo; Pensamento filosófico; Sentidos de humanismo; Perspectiva histórica; Perspectiva humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Escola Superior de Educação Castelo Branco, Portugal

Professor da Escola Superior de Educação Castelo Branco, Portugal.

Referências

ARANGUREN, J. L. (1957): Hacia un nuevo humanismo, Madrid: Ed. Guadarrama.

BORRACCINI, S. (1969): Humanisme scientjfique et humanisme chrétien, in: Études franciscaines, 19: 52, 367-382 p.

CHANAN, G. (1974): Objectives in the humanities, in: Educational research, 16, 198-205 p. https://doi.org/10.1080/0013188740160306

CONCíLlO ECUMÉNICO VATICANO ll (1979): Constituições, Decretos, Declarações - Sinopse (2a ed.), Braga: Ed. A. O.

COLES, R. (1978): The humanities and human dignity, in: Change, 10: 2, 963 p. https://doi.org/10.1080/00091383.1978.10569357

DRESDEN, S. (1968): Humanismo e renacimiento, Madrid: Editorial Guadarrama.

DUNLOP, F. (1980): Human dignity and direct awareness, in: Journal of philosophy of education, 14: 2, 169-180 p. https://doi.org/10.1111/j.1467-9752.1980.tb00552.x

ETCHEVERRY, A. (1955): Le conflit actuel des humanismes, Paris: PUF. ERASMO, (1973): Elogio da loucura. Trad. M. Gonçalves Tomás, Lisboa: Publ. Europa-América.

FERRATER MORA, J. (1973): Humanisme, in: J. Ferrater Mora (Dir.), Diccionario de filosofía, B. Aires: Ed. Sudamericana.

GARIN, E (1968): Que "humanisme"?, in: Revue internationale de philosophie, 22: 85/86 (fascículo 3-4), 263-275 p.

GARIN, E (1972). O renascimento - H. de uma revolução cultural. Trad. Ferreira de Brito, Porto: Col. Universitas.

HABERMAS, J. (1968): Technik und Wissenschaft als Ideologie, Frankfurt: Suhrkamp. https://doi.org/10.1007/BF01247043

HEIDEGGER, M. (1964): Lettre sur l'humanisme, Paris: Aubier.

IBAÑEZ-MARTIN, J. A. (1989): Hacia una formación humanística, Madrid: Herder.

JAEGER, W. (1981): Paideia. Los ideales de la cultura griega. Trad. J. Xirau & Roces, 6a.reimp. México: F.C.E.

JASPERS, k. (1937): Existenzphílosophie. Frankfurt: Hans Saner. https://doi.org/10.1515/9783111648897

MAÑERO, S. (1963): El humanismo, tema de nuestro tiempo, Madrid: c.s.l.c.

MARTINS, E.C. (1991): A formação permanente dos professores dentro do sistema educativo, in: Inovaçao, Vol. 4 (1), 113-134 p.

MERLEAU-PONTY, M. (1965): École de la philosophie, Paris: Gallimard.

MERLEAU-PONTY, M. (1965): Humanisme et terreur, Paris: Gallimard.

MERLEAU-PONTY, M. (1969): Signes, Paris: Gallimard.

MULLER, M (1959): La crisis de Ia formación, in: Perspectivas pedagógicas, 1 1 313-321 p.

ORTEGA Y GASSET, J. (1972): El hombre y Ia gente, Madrid: Espasa Calpe.

PATTERSON, C.H. (1973): Humanistic education, London: Prentice HallPITTAU, M. (1972): La scuola disumanistica, Cagliari: Ed. Sarda Fossataro.

RAHNER, K (1968): Humanismo y teologia em occidente, Salamanca: Sígueme.

ROTENSTREICH, N. (1963): Humanism in the contemporary era, Haia: Mouton. https://doi.org/10.1515/9783112320341

SANTOS, Delfim (1982): Obras completas, vol. 1: Da Filosofia. 2.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

SARTRE, J.P. (1959): L' existencialisme est un humanisme, Paris: Nagel.

SCHWARTZ, S. (1970): Teaching the humanities selected readings, London: MacMillan.

SIMPSON, E. L. (1976): Humanistic education: an interpretation, Massachussets: Ballinger Publ.

TIERNO GALVÀN, E. (1964): Humanismo y sociedad, Barcelona: SeixBarral.

VALETT, R. E. (1977): Humanistic education: developing the total person, London: Mosby.

WEGENER, C. (1978): Liberal Education and the modern university, London: University of Chicago.

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

MARTINS, E. C. Os humanismos e a sua re-ligação ao homem. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 93–113, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-927. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/927. Acesso em: 22 jul. 2024.