Ficção e história na narrativa contemporânea

Autores

  • Letícia Malard Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-970

Palavras-chave:

História e Ficção, História e Romance, Discurso histórico

Resumo

O objetivo desta exposição é tratar das relações entre Ficção e História, a partir das reflexões de alguns ficcionistas e historiadores de renome internacional, enquanto sujeitos concretos e produtores de textos de História ou de Romance, e detectar como essas reflexões repercutem em romancistas brasileiros contemporâneos que trabalharam nessa linha de produção literária. Dados os limites de tempo, não focalizarei questões relacionadas a memórias, autobiografias ou similares. E também porque esse assunto foi objeto de um congresso relativamente recente (22 ABRALIC - 1990) e ainda não encontrei nada que superasse os textos que nele foram apresentados. 

O relacionamento História e Romance, tal como compreendido por aqueles que os fazem, pode levar-nos a uma nova compreensão das imbricações entre realidade e imaginação, entre factual e ficcional, quer no discurso histórico, quer no literário. E mais: pode proporcionar-nos novos caminhos crítico-analíticos no trato com esses textos. No estágio atual dos estudos literários - e, ao que tudo indica, também dos estudos de História - as coisas me parecem confusas. Refiro-me especificamente tanto ao aproveitamento dos legados da História no romance - história antiga ou nova, oficial ou oficiosa, macro ou micro, pouco importa - quanto à consideração do texto literário como fonte fidedigna do historiador. [...]

Palavras-chave: História e Ficção; História e Romance; Discurso histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Malard, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora de Literatura Brasileira da Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte, MG.

Downloads

Publicado

2008-10-22

Como Citar

MALARD, L. Ficção e história na narrativa contemporânea. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 105–113, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-970. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/970. Acesso em: 13 abr. 2024.