PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA DA REALIDADE: 'INDEPENDÊNCIA - COEXISTÊNCIA' NAS FORMAS DE CONHECIMENTO

Autores

  • Ernesto Candeias Martins Instituto Politécnico de Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p263a288

Palavras-chave:

epistemologia educativa, paradigmas científicos, conhecimento quotidiano, conhecimento científico e escolar, conhecimento multidisciplinar.

Resumo

A discussão epistemológica que atravessa o campo de educação em relação ao conhecimento quotidiano, científico e escolar merece ser retomada na actualidade. O autor analisa a relação da 'continuidade - descontinuidade' dos conhecimentos quotidiano e científico, sendo o conhecimento escolar o resultado da transposição didáctica do conhecimento científico em contexto de aprendizagem em sala de aula. Num primeiro ponto aborda-se as opções epistemológicas do conhecimento quotidiano e científico em três perspectivas diferentes. O segundo ponto parte da diversidade das formas de conhecimento, insistindo na (des) construção do conhecimento escolar, orientada à integração didáctica das várias formas de conhecer. A visão do mundo, desde dos seus paradigmas científicos, actua como marco referencial da conceptualização escolar e da evolução do conhecimento. Pretende-se clarificar o estado da arte da epistemologia das formas de conhecimento.

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Data de registro: 18/03/2010

Data de aceite: 24/11/2010

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Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco

partamento de Ciências Sociais e da Educação -

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Publicado

2012-07-18

Como Citar

MARTINS, E. C. PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA DA REALIDADE: ’INDEPENDÊNCIA - COEXISTÊNCIA’ NAS FORMAS DE CONHECIMENTO. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, n. 51, p. 263–288, 2012. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p263a288. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6257. Acesso em: 8 nov. 2024.