PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA DA REALIDADE: 'INDEPENDÊNCIA - COEXISTÊNCIA' NAS FORMAS DE CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p263a288Palavras-chave:
epistemologia educativa, paradigmas científicos, conhecimento quotidiano, conhecimento científico e escolar, conhecimento multidisciplinar.Resumo
A discussão epistemológica que atravessa o campo de educação em relação ao conhecimento quotidiano, científico e escolar merece ser retomada na actualidade. O autor analisa a relação da 'continuidade - descontinuidade' dos conhecimentos quotidiano e científico, sendo o conhecimento escolar o resultado da transposição didáctica do conhecimento científico em contexto de aprendizagem em sala de aula. Num primeiro ponto aborda-se as opções epistemológicas do conhecimento quotidiano e científico em três perspectivas diferentes. O segundo ponto parte da diversidade das formas de conhecimento, insistindo na (des) construção do conhecimento escolar, orientada à integração didáctica das várias formas de conhecer. A visão do mundo, desde dos seus paradigmas científicos, actua como marco referencial da conceptualização escolar e da evolução do conhecimento. Pretende-se clarificar o estado da arte da epistemologia das formas de conhecimento.
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Data de registro: 18/03/2010
Data de aceite: 24/11/2010
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