Teoria reichiana e seus reflexos na educação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-807Palavras-chave:
relacionamento, professor-aluno, ReichResumo
A preocupação com os problemas que nos afetam neste final de século exige que pensemos em mudanças na forma de conceber a educação. Para tanto, a obra de Wilhelm Reich tem grandes contribuições, no que se refere à formação de um educador que aprenda a lidar com as qualidades da vida viva das crianças. A questão básica deste trabalho é a relação educador-educando, buscando em Reich bases que possam fundamentar esta relação.
Palavras-chave: Relacionamento; Professor-aluno; Reich
ABSTRACT:
Our deep concern to the main troubles that affect us at this end of century leads us to think of changes in the way of conceiving Education. For this purpose, Wilhelm Reich's achievements have a great contribution to give in order to build up an educator who can learn how to deal with the questions of children's living life The major question of this work is the relationship between the educator and the child, searching in Reich ideas the basis that may found this relationship
Downloads
Referências
ALBERTINI, Paulo. Reich: história das idéias e formulações para a educação. São Paulo, Agora, 1994.
BAKER, E. F. O labirinto humano: as causas do bloqueio da energia sexual. São Paulo, Summus, 1980.
BOADELLA. D. Nos caminhos de Reich, São Paulo, Summus, 1985.
CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo, Cultrix, 1982
DAMÁSIO, António. O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional. Rio de Janeiro, Objetiva, 1995. MATURANA, H. e VARELA F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. São Paulo, Editorial Psy II, 1995.
MORIN, E. Ciencia com consciência Lisboa, Publicações Europa-América. 1990
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa, Instituto Piaget, 1991.
REICH, Wilhelm. A função do orgasmo, São Paulo, Brasiliense, 1987.
MORIN, E.O assassinato de Cristo. São Paulo, Martins Fontes, 1986.
MORIN, E.A criança do futuro sobre a prevenção da patologia sexual, s/d
MORIN, E. Análise do caráter. São Paulo, Martins Fontes, 1989.
REICH, Peter Libro de ensueños. Barcelona, Laerte S.A, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Maria Veranilda Soares Mota
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.