A SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Geovana Ferreira Melo UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL
  • Arlete Aparecida Bertoldo Miranda UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL
  • Silvana Malusá UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL

Palavras-chave:

Socialização profissional. Identidade docente. Saberes. Formação continuada.

Resumo

O objetivo do estudo foi apreender o processo de socialização profissional dos professores ingressantes na carreira do magistério superior. O pouco preparo específico para o exercício da docência que os cursos de Pós-Graduação stricto sensu proporcionam aos professores é amplamente conhecido e insere-se no antigo problema da formação do pesquisador versus professor. Tendo em vista esta recorrente constatação, questionamos: Como os novos professores socializam-se profissionalmente? O estudo foi desenvolvido a partir da abordagem qualitativa e envolveu duas etapas: uma teórico-bibliográfica e a outra pesquisa de campo. A pesquisa demonstra que os problemas enfrentados pelos docentes referem-se, principalmente, à organização dos espaços de ensino-aprendizagem. Em resposta aos desafios colocados pelo estudo é que evidenciamos a importância da discussão coletiva, do espaço fecundo a ser criado no interior da Instituição para o processo de criação de um Programa Institucional de Desenvolvimento Profissional Docente.

 

Referências

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Data de registro: 30/07/2012

Data de aceite: 19/09/2012

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Biografia do Autor

Geovana Ferreira Melo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL

Professora da Faculdade de Educação Universidade Federal de Uberlândia

Arlete Aparecida Bertoldo Miranda, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL

Professora de Psicologia da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia.Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba.

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Publicado

2013-04-10

Como Citar

MELO, G. F.; MIRANDA, A. A. B.; MALUSÁ, S. A SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, n. 2012Esp, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17676. Acesso em: 22 dez. 2024.