Concepções de mundo no ensino de História de 5ª a 8ª séries na escola estadual em Minas Gerais

Autores

  • Silma do Carmos Nunes

Palavras-chave:

Educação, Ensino de história, Homem, História e Sociedade

Resumo

Pesquisa histórico-educacional das concepções de mundo veiculadas no ensino de História de 5ª a 8ª séries da escola estadual em Minas Gerais (1959-1979). 

Procede-se à descrição e análise histórico-critica ou contextual dos aspectos político, econômico e sócio-educacional do período histórico sob estudo, e à análise crítico-textual de material documental de legislação educacional federal e estadual sobre diretrizes do ensino escolar da época, programas e currículos, livros didáticos de História de 1° Grau, diários de classe e livros de atas de resultados em escolas estaduais da 26ª ORE, Uberlândia - MG. Conclui-se que as principais concepções de mundo veiculadas no ensino de História na escola estadual de 5ª a 8ª séries em Minas Gerais (1959-1979) se evidenciam tradicionais/conservadoras envolvendo uma visão hegemônica positivista e liberal burguesa de homem, História e sociedade.

Palavras-chave: Educação; Ensino de história; Homem, História e Sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

NUNES, S. do C. Concepções de mundo no ensino de História de 5ª a 8ª séries na escola estadual em Minas Gerais. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 286, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/945. Acesso em: 26 fev. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e de dissertações