Concepções de mundo no ensino de História de 5ª a 8ª séries na escola estadual em Minas Gerais
Palavras-chave:
Educação, Ensino de história, Homem, História e SociedadeResumo
Pesquisa histórico-educacional das concepções de mundo veiculadas no ensino de História de 5ª a 8ª séries da escola estadual em Minas Gerais (1959-1979).
Procede-se à descrição e análise histórico-critica ou contextual dos aspectos político, econômico e sócio-educacional do período histórico sob estudo, e à análise crítico-textual de material documental de legislação educacional federal e estadual sobre diretrizes do ensino escolar da época, programas e currículos, livros didáticos de História de 1° Grau, diários de classe e livros de atas de resultados em escolas estaduais da 26ª ORE, Uberlândia - MG. Conclui-se que as principais concepções de mundo veiculadas no ensino de História na escola estadual de 5ª a 8ª séries em Minas Gerais (1959-1979) se evidenciam tradicionais/conservadoras envolvendo uma visão hegemônica positivista e liberal burguesa de homem, História e sociedade.
Palavras-chave: Educação; Ensino de história; Homem, História e Sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Silma do Carmos Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.