A aprendizagem filosófica na formação de professores: proposta de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-50899

Palavras-chave:

Ateliê Filosófico, Aprendizagem Filosófica, Autoconhecimento, Formação de Professores

Resumo

Fomento: O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) –Brasil –Código de Financiamento 001

A aprendizagem filosófica na formação de professores: proposta de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar

Resumo: Este artigo é uma reflexão sobre a criação de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar para fazer-pensar a formação de professores e a aprendizagem filosófica, a partir de oficinas didático-formativas que possibilitem aos estudantes de diferentes cursos de licenciaturas a experienciarem em seus processos formativos a prática da meditação como possibilidade didática para o desenvolvimento da aprendizagem filosófica do autoconhecimento. Busca-se fortalecer e promover experiências que estimulem a reflexão, o cuidado com a alteridade, a comunicação dialógica e a ética, a partir de uma visão complexa, fenomenológica, transdisciplinar e polilógica. A formação institucional tradicional é tensionada a repensar o papel da filosofia na formação de professores para além de uma disciplina monológica, específica de conteúdos da tradição canônica, porém sem discriminá-los, mas fazer vê-los emergir das inquietudes humanas dos sujeitos educadores em transformação.

Palavras-chave: Ateliê Filosófico; Aprendizagem Filosófica; Autoconhecimento; Formação de Professores.  

Philosophical learning in teacher education: proposal of a Transdisciplinary Philosophical Workshop

Abstract: this article is a reflection on the creation of a Transdisciplinary Philosophical Workshop to make teacher education and philosophical learning think-through, from didactic-formative workshops that enable students from different undergraduate courses to experience their formative processes. The practice of meditation as a didactic possibility for the development of philosophical learning of self-knowledge. We seek to strengthen and promote experiences that stimulate reflection, care for otherness, dialogical communication and ethics, from a complex, phenomenological, transdisciplinary and polylogical view. The traditional institutional formation is tensioned to rethink the role of philosophy in the formation of teachers beyond a monological discipline, specific of canonical tradition contents, but without discriminating them, but seeing them emerge from the human concerns of the changing educating subjects. .

Keywords: Philosophical Studio; Philosophical learning; Self knowledge; Teacher training.

Aprendizaje filosófico en la formación docente: propuesta de un taller filosófico transdisciplinario

Resumen: Este artículo es una reflexión sobre la creación de un Taller Filosófico Transdisciplinario para reflexionar sobre la formación docente y el aprendizaje filosófico, a partir de talleres didáctico-formativos que permiten a los estudiantes de diferentes cursos de pregrado experimentar sus procesos formativos. La práctica de la meditación como una posibilidad didáctica para el desarrollo del aprendizaje filosófico del autoconocimiento. Buscamos fortalecer y promover experiencias que estimulen la reflexión, el cuidado de la otredad, la comunicación dialógica y la ética, desde una visión compleja, fenomenológica, transdisciplinaria y polilógica. La formación institucional tradicional está tensada para repensar el papel de la filosofía en la formación de docentes más allá de una disciplina monológica, específica de los contenidos de la tradición canónica, pero sin discriminarlos, pero al verlos emerger de las preocupaciones humanas de las materias educativas cambiantes.

Palabras clave: Philosophical Studio; Aprendizaje filosófico; Conocimiento de sí mismo; Formación de profesores.

Data de registro: 05/10/2019

Data de aceite: 22/09/2021

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsandro da Silva Marques, Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Doutorando em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). E-mail: amarques89@hotmail.com     ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1230-2578    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2739874089245336

Referências

ARORA, Harbans Lal. Terapias quânticas: cuidando do ser inteiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.

BARONTINI, Lúcia Rejane de Araújo. Meditação autobiográfica sobre a Arte de viver de Sri Sri Ravi Shankar. (tese de doutorado) Universidade Federal do Ceara, Faculdade de Educação, 2009.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; BORGES, Maristela Correa. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista Educação Popular, Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 51-62. jan./dez. 2007.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.349, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF 23 dez. 1996.

CAMELO, Luiz Gonzaga. Efeitos da meditação prânica sobre o bem-estar físico e emocional e os níveis hormonais de praticantes recentes. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Medicina, Universidade de Brasília, 2011.

CREMA, Roberto. Inteligência Integral: o desafio transdisciplinar. Síntese extraída por Jane Farias Chagas do texto apresentado no V Congresso Holístico Pan-Americano e VIII Congresso Holístico Nacional: Pedagogia Iniciática – Educar Para Ser, 2002. 4p. Disponível em: http://robertocrema.com.br/inteligencia-integral-o-desafio-transdiciplinar/ . Acesso em: 21 nov, 2017.

CUNHA, Maria Isabel da. In: MOROSINI, Marilia (Org.). Enciclopédia da Pedagogia Universitária, v. 2. MEC/Inep/Ries, 2006.

FIORI, Ernani Maria. Aprender a dizer sua palavra (Prefácio). In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Ed: Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2014.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 33ª reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALEFFI, Dante Augusto. O papel da filosofia na formação docente. Revista Diálogos possíveis. 11, n. 2, 2012.

GALEFFI, Dante Augusto. Recriação do educar epistemologia do educar transdisciplinar. Bahia, Salvador: Inédito, 2011. GALEFFI, Dante Augusto. O Ser-sendo da filosofia: Uma compreensão poemático-pedagógica para o fazer-aprender Filosofia. Salvador: EDUFBA, 2001.

GALEFFI, Dante; MACEDO, Roberto S.; PIMENTEL, Álamo. Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas. Salvador: EDUFBA, 2009

GALLO, Sílvio. Filosofia da Educação no Brasil do século XX: da crítica ao conceito. EccoS – Revista Científica, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 261-284, jul./dez. 2007. https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1083

GALLO, Sílvio. Educação, ideologia e a construção do sujeito. Perspectiva. Florianópolis, v. 17, n. 32, p. 189-207, jul./dez. 1999.

GARCIA, Carlos Marcelo. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997, p. 51- 76.

GATTI, Bernardete; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf Acesso em: 07 dez. 2017.

GOMES, M. O.; ANASTASIOU, L. G. C. Formar e formar-se: a voz e a vez dos professores. In: PIMENTA, S. G.; FRANCO, M. A. S. In: Pesquisa em educação: possibilidades investigativas. São Paulo: Edições Layola, 2014.

HUSSERL, Edmund. A ideia da fenomenologia. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1990.

MACEDO, Roberto Sidnei. Pesquisar a experiência: compreender/mediar saberes experienciais. 1 ed. Curitiba, PR: CVR, 2015.

MAZZOTTI, T. B.; OLIVEIRA, R. J. Ciência(s) da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

MENEZES, Carolina Baptista. Por que meditar? A relação entre o tempo de prática de meditação, o bem-estar psicológico e os traços de personalidade. (2011) Disponível em http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/15910/000690151.pdf?sequence=1 .Acessos em 20 jan. 2018.

MENEZES, Carolina Baptista; DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Os efeitos da meditação à luz da investigação científica em Psicologia: revisão de literatura. Psicol. Cienc. Prof., Brasília, v.29, n.2, jun. 2009. Disponível em acesso em: 13 Fev. 2018. https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000200006

MESZÁROS, Istvan. Educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

MORIN, Edgar. O método 5: a humanidade da humanidade. Trad.: Juremir Machado da Silva. 5ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 12 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MORIN, E.; DELGADO DÍAZ, C. J. Reinventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2016.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Trad. Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Trion, 1999.

NÓVOA, Antônio. Antônio. Os professores imagens do Futuro Presente. 1ª ed. Lisboa: Educa, 2009.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002

NÓVOA, Antônio. Formação de Professores e Trabalho Pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, ano XXII, nº 74, p. 27-42, abril/2001. https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100003

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SAMPAIO, Daniela D. Furlani. Cultura de Paz, Educação e Meditação com Jovens em Fortaleza - Ceará. (Tese) Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2011.

SANTOS, Boaventura de S. Acrítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SEVERINO, Antônio J. Ensino e pesquisa na docência universitária: caminhos para a integração. In: Cadernos de Pedagogia Universitária 3. São Paulo: Pró-Reitoria de Graduação: USP, 2008.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SOARES, Noemi Salgado. Educação transdisciplinar e a arte de aprender: a pedagogia do autoconhecimento para o desenvolvimento humano. 2. Ed. Salvador: EDUFBA, 2007.

TADEU, T.; KOHAN, W. Apresentação – Dossiê “Entre Deleuze e a Educação”. In: Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1171-1182, set./dez. 2005. https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000400002

TARDIF, Maurice; LASSARD, Claude. O trabalho docente. Petrópolis, R.J.: Editora Vozes. 2005.

TOMAZETTI, E. M. Filosofia da educação: um estudo sobre a história da disciplina no Brasil. Ijuí: Unijuí, 2003.

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

MARQUES, A. da S. A aprendizagem filosófica na formação de professores: proposta de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 73, p. 255–272, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-50899. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/50899. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos