O dentista educador e sua competência para avaliar

Autores

  • Cristina Guimarães Marcolini Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1022

Palavras-chave:

Dentista educador, Docente de odontologia, Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Durante o exercício de atividades profissionais, como docente do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia, percebo que os problemas relacionados à avaliação do desempenho do aluno, constituem alguns entraves no processo de ensino e aprendizagem, fato este observável não somente nesse curso. Diversas instituições de ensino superior, médio e básico, têm detectado deficiências nos sistemas de avaliação; trabalhos e reuniões exaustivas têm sido uma constante, na tentativa de propor soluções. 

Particularmente os educadores da área de saúde, são mais susceptíveis a situações conflitantes no exercício da arte de ensinar e avaliar, visto que estes por todo seu período de profissionalização, não tiveram qualquer formação na área educacional. Além de médicos e dentistas, também os veterinários, os engenheiros, os advogados, etc... após formados em áreas específicas, se viram entrando na carreira universitária por contingências diversas e às vezes até casualmente, onde passam então a exercer um novo papel na sociedade, sem ter tido orientação específica para tal. [...]

Palavras-chave: Dentista educador; Docente de odontologia; Universidade Federal de Uberlândia.

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Biografia do Autor

Cristina Guimarães Marcolini, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora Assistente 4, do Departamento de Odontologia Clinica e Restauradora, da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2008-11-06

Como Citar

MARCOLINI, C. G. O dentista educador e sua competência para avaliar. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 8, n. 16, p. 11–22, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1022. Acesso em: 13 nov. 2024.