A produção do conhecimento científico, os paradigmas epistemológicos e a pesquisa social

Autores

  • Maria Irene Miranda Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-576

Palavras-chave:

Conhecimento, Paradigma epistemológico, Pesquisa

Resumo

O texto aborda a produção do conhecimento científico sob perspectivas distintas, discute os paradigmas epistemológicos que sustentam o pensamento científico em diferentes momentos histórico-sócio-culturais, e ainda caracteriza o paradigma científico moderno e pós-moderno. São analisadas as implicações epistemológicas e metodológicas na prática interpretativa da realidade, ou seja, as mudanças ocorridas nos planos de investigação e métodos de pesquisa a partir das conexões entre objetividade e subjetividade, assim como entre a perspectiva quantitativa e qualitativa. Neste sentido o texto busca contribuir para reflexões de pesquisadores acerca da relação entre produção de conhecimento e paradigma epistemológico.

Palavras-chave: Conhecimento; Paradigma epistemológico; Pesquisa.

 

Résumé: Le texte montre la production de la connaissance scientifique sous de différentes perspectives, il discute les paradigmes epistémologiques qui soutiennent la pensée scientifique dans différents moments historique-sociau-culturels, et aussi, caracterise le paradigme scientifique moderne et pos-moderne. Celui analyse les implications epistémologiques et methodologiques dans la pratique interpretative de la realité: les changements des plans d' investigation et méthodes de recherche fondées dans les relations entre objectivité et subjectivité, ainsi qu'entre Ia perspective quantitative et qualitative. Dans ce sens lá, le texte essaye de contribuer pour des réflexions des chercheurs sur la relation entre la production de connaissance et le paradigme epistémologique.

Mots-clé: Connaissace; Paradigme epistémologique; Recherche.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Irene Miranda, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda em Psicologia da Educação pela PUC/SP e Professora do curso de Pedagogia da UFU.

Referências

ANDRE, Marli Eliza DA. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 1995.

BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BORDIN, Luigi. Razão pós-moderna. In: HUHNE, Leda Miranda (org.). Razões. Rio de Janeiro: Uapê, 1994, pp. 157-175.

CERUTI, Mauro. O vínculo e a possibilidade. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.

GATTI, Bernardete A. O que é psicologia da educação? Ou, o que ela pode vir a ser como área de conhecimento? Psicologia da Educação. v. 5, pp. 73-90, 1997.

GILBERT, Rob. Cidadania. Educação e pós-modernidade. In:

SILVA, Tomaz Tadeu e MOREIRA, Antonio Flávio B. (orgs.). Territórios contestados. O currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis, Petrópolis: Vozes, 1995.

LUNA, Sérgio V. de. O falso conflito entre as tendências metodológicas. In: FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1989.

MONTEIRO, L.G.M. Objetividade x Subjetividade: da crítica à psicologia à psicologia crítica. In: LANE, S.T.M. e BADER, B.S. (orgs.). Novas Veredas da Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1995.

MORIN, Edgar. O método III: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.

REY, Fernando Gonzáles. Epistemología cualitativa y subjetividad. São Paulo: EDUC, 1997.

ROMÃO, José Eustáquio. Escola Cidadã no Século XXI. I Seminário Brasileiro de Educação - Educação: Rumos e Desafios. João Pessoa, Editora Universitária/UFPB, 2002, p. 50-69.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

SANTOS FILHO, José Camilo e GAMBOA, Sílvio Sánches. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. 4a ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SEVERINO, António Joaquim. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1994.

VEIGA, Laura da. Educação, Movimentos Populares e Pesquisa Participante. MADEIRA, Felícia R. e MELLO, Guiomar N. de (coords.). Educação na América Latina. São Paulo: Cortez, 1985.

Downloads

Publicado

2008-07-04

Como Citar

MIRANDA, M. I. A produção do conhecimento científico, os paradigmas epistemológicos e a pesquisa social. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 19, n. 37, p. 239–251, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-576. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/576. Acesso em: 22 jul. 2024.