A produção do conhecimento científico, os paradigmas epistemológicos e a pesquisa social

Autores

  • Maria Irene Miranda Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-576

Palavras-chave:

Conhecimento, Paradigma epistemológico, Pesquisa

Resumo

O texto aborda a produção do conhecimento científico sob perspectivas distintas, discute os paradigmas epistemológicos que sustentam o pensamento científico em diferentes momentos histórico-sócio-culturais, e ainda caracteriza o paradigma científico moderno e pós-moderno. São analisadas as implicações epistemológicas e metodológicas na prática interpretativa da realidade, ou seja, as mudanças ocorridas nos planos de investigação e métodos de pesquisa a partir das conexões entre objetividade e subjetividade, assim como entre a perspectiva quantitativa e qualitativa. Neste sentido o texto busca contribuir para reflexões de pesquisadores acerca da relação entre produção de conhecimento e paradigma epistemológico.

Palavras-chave: Conhecimento; Paradigma epistemológico; Pesquisa.

 

Résumé: Le texte montre la production de la connaissance scientifique sous de différentes perspectives, il discute les paradigmes epistémologiques qui soutiennent la pensée scientifique dans différents moments historique-sociau-culturels, et aussi, caracterise le paradigme scientifique moderne et pos-moderne. Celui analyse les implications epistémologiques et methodologiques dans la pratique interpretative de la realité: les changements des plans d' investigation et méthodes de recherche fondées dans les relations entre objectivité et subjectivité, ainsi qu'entre Ia perspective quantitative et qualitative. Dans ce sens lá, le texte essaye de contribuer pour des réflexions des chercheurs sur la relation entre la production de connaissance et le paradigme epistémologique.

Mots-clé: Connaissace; Paradigme epistémologique; Recherche.

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Biografia do Autor

Maria Irene Miranda, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda em Psicologia da Educação pela PUC/SP e Professora do curso de Pedagogia da UFU.

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Publicado

2008-07-04

Como Citar

MIRANDA, M. I. A produção do conhecimento científico, os paradigmas epistemológicos e a pesquisa social. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 19, n. 37, p. 239–251, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-576. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/576. Acesso em: 4 nov. 2024.