A produção do conhecimento científico, os paradigmas epistemológicos e a pesquisa social
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-576Palavras-chave:
Conhecimento, Paradigma epistemológico, PesquisaResumo
O texto aborda a produção do conhecimento científico sob perspectivas distintas, discute os paradigmas epistemológicos que sustentam o pensamento científico em diferentes momentos histórico-sócio-culturais, e ainda caracteriza o paradigma científico moderno e pós-moderno. São analisadas as implicações epistemológicas e metodológicas na prática interpretativa da realidade, ou seja, as mudanças ocorridas nos planos de investigação e métodos de pesquisa a partir das conexões entre objetividade e subjetividade, assim como entre a perspectiva quantitativa e qualitativa. Neste sentido o texto busca contribuir para reflexões de pesquisadores acerca da relação entre produção de conhecimento e paradigma epistemológico.
Palavras-chave: Conhecimento; Paradigma epistemológico; Pesquisa.
Résumé: Le texte montre la production de la connaissance scientifique sous de différentes perspectives, il discute les paradigmes epistémologiques qui soutiennent la pensée scientifique dans différents moments historique-sociau-culturels, et aussi, caracterise le paradigme scientifique moderne et pos-moderne. Celui analyse les implications epistémologiques et methodologiques dans la pratique interpretative de la realité: les changements des plans d' investigation et méthodes de recherche fondées dans les relations entre objectivité et subjectivité, ainsi qu'entre Ia perspective quantitative et qualitative. Dans ce sens lá, le texte essaye de contribuer pour des réflexions des chercheurs sur la relation entre la production de connaissance et le paradigme epistémologique.
Mots-clé: Connaissace; Paradigme epistémologique; Recherche.
Downloads
Referências
ANDRE, Marli Eliza DA. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 1995.
BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
BORDIN, Luigi. Razão pós-moderna. In: HUHNE, Leda Miranda (org.). Razões. Rio de Janeiro: Uapê, 1994, pp. 157-175.
CERUTI, Mauro. O vínculo e a possibilidade. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.
GATTI, Bernardete A. O que é psicologia da educação? Ou, o que ela pode vir a ser como área de conhecimento? Psicologia da Educação. v. 5, pp. 73-90, 1997.
GILBERT, Rob. Cidadania. Educação e pós-modernidade. In:
SILVA, Tomaz Tadeu e MOREIRA, Antonio Flávio B. (orgs.). Territórios contestados. O currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis, Petrópolis: Vozes, 1995.
LUNA, Sérgio V. de. O falso conflito entre as tendências metodológicas. In: FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1989.
MONTEIRO, L.G.M. Objetividade x Subjetividade: da crítica à psicologia à psicologia crítica. In: LANE, S.T.M. e BADER, B.S. (orgs.). Novas Veredas da Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1995.
MORIN, Edgar. O método III: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.
REY, Fernando Gonzáles. Epistemología cualitativa y subjetividad. São Paulo: EDUC, 1997.
ROMÃO, José Eustáquio. Escola Cidadã no Século XXI. I Seminário Brasileiro de Educação - Educação: Rumos e Desafios. João Pessoa, Editora Universitária/UFPB, 2002, p. 50-69.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
SANTOS FILHO, José Camilo e GAMBOA, Sílvio Sánches. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. 4a ed. São Paulo: Cortez, 2001.
SEVERINO, António Joaquim. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1994.
VEIGA, Laura da. Educação, Movimentos Populares e Pesquisa Participante. MADEIRA, Felícia R. e MELLO, Guiomar N. de (coords.). Educação na América Latina. São Paulo: Cortez, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Maria Irene Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.