Pós-graduação em educação na Universidade Federal de Uberlândia e sua clientela

Autores/as

  • José Carlos Souza Araújo Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Regina Célia de Santis Feltran Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Wenceslau Gonçalves Neto Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Fernando Marson Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-932

Palabras clave:

Avaliação de processo seletivo, Mestrado, Pós-graduação

Resumen

Um Programa de Mestrado instaura-se em torno de várias práticas pedagógicas, algumas delas específicas à pós-graduação (por exemplo: orientação, exame de qualificação, etc), que visam, em última análise à formação científica de seus alunos. Dentre as várias práticas pedagógicas, o processo de seleção dos candidatos torna-se elemento importante na determinação dos rumos do mesmo Programa. Afinal, são os pós-graduandos que corporificarão, produtiva e reprodutivamente, mas de modo concreto, os ideais científicos de uma comunidade acadêmica, possibilitando e realizando a sua própria existência.

A relevância do processo seletivo e o estudo da demanda ao Programa de Mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal de Uberlândia (PMEB/UFU) ocupam espaço significativo nas discussões que se têm procedido para um caminhar mais seguro e mais consciente dos próprios passos institucionais a serem assumidos, enfim, para a tomada de decisões quanto à identidade e direção deste Mestrado em Educação no Triângulo Mineiro, visto como pólo regional das instituições federais de ensino superior mineiras.

Assim, está em desenvolvimento desde setembro de 1995 a pesquisa intitulada "Avaliação do processo seletivo e da origem e produção dos candidatos ao Programa de Mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal de Uberlândia", cujos resultados parciais sobre o perfil dos candidatos para a turma de 1996 serão apresentados e discutidos nesta oportunidade.

Palavras-chave: Avaliação de processo seletivo; Mestrado; Pós-graduação.

Descargas

Biografía del autor/a

  • José Carlos Souza Araújo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Regina Célia de Santis Feltran, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Professora do Departamento de Princípios e Organização da Prática Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Fernando Marson, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Professor do Departamento de Princípios e Organização da Prática Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Publicado

2008-10-15

Cómo citar

Pós-graduação em educação na Universidade Federal de Uberlândia e sua clientela. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 185–201, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-932. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/932. Acesso em: 2 may. 2025.