Pós-graduação em educação na Universidade Federal de Uberlândia e sua clientela
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-932Palabras clave:
Avaliação de processo seletivo, Mestrado, Pós-graduaçãoResumen
Um Programa de Mestrado instaura-se em torno de várias práticas pedagógicas, algumas delas específicas à pós-graduação (por exemplo: orientação, exame de qualificação, etc), que visam, em última análise à formação científica de seus alunos. Dentre as várias práticas pedagógicas, o processo de seleção dos candidatos torna-se elemento importante na determinação dos rumos do mesmo Programa. Afinal, são os pós-graduandos que corporificarão, produtiva e reprodutivamente, mas de modo concreto, os ideais científicos de uma comunidade acadêmica, possibilitando e realizando a sua própria existência.
A relevância do processo seletivo e o estudo da demanda ao Programa de Mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal de Uberlândia (PMEB/UFU) ocupam espaço significativo nas discussões que se têm procedido para um caminhar mais seguro e mais consciente dos próprios passos institucionais a serem assumidos, enfim, para a tomada de decisões quanto à identidade e direção deste Mestrado em Educação no Triângulo Mineiro, visto como pólo regional das instituições federais de ensino superior mineiras.
Assim, está em desenvolvimento desde setembro de 1995 a pesquisa intitulada "Avaliação do processo seletivo e da origem e produção dos candidatos ao Programa de Mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal de Uberlândia", cujos resultados parciais sobre o perfil dos candidatos para a turma de 1996 serão apresentados e discutidos nesta oportunidade.
Palavras-chave: Avaliação de processo seletivo; Mestrado; Pós-graduação.
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Derechos de autor 2016 Regina Célia de Santis Feltran, Wenceslau Gonçalves Neto, Fernando Marson

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