Pós-graduação em educação na Universidade Federal de Uberlândia e sua clientela

Autores

  • José Carlos Souza Araújo Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Regina Célia de Santis Feltran Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Wenceslau Gonçalves Neto Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Fernando Marson Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-932

Palavras-chave:

Avaliação de processo seletivo, Mestrado, Pós-graduação

Resumo

Um Programa de Mestrado instaura-se em torno de várias práticas pedagógicas, algumas delas específicas à pós-graduação (por exemplo: orientação, exame de qualificação, etc), que visam, em última análise à formação científica de seus alunos. Dentre as várias práticas pedagógicas, o processo de seleção dos candidatos torna-se elemento importante na determinação dos rumos do mesmo Programa. Afinal, são os pós-graduandos que corporificarão, produtiva e reprodutivamente, mas de modo concreto, os ideais científicos de uma comunidade acadêmica, possibilitando e realizando a sua própria existência.

A relevância do processo seletivo e o estudo da demanda ao Programa de Mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal de Uberlândia (PMEB/UFU) ocupam espaço significativo nas discussões que se têm procedido para um caminhar mais seguro e mais consciente dos próprios passos institucionais a serem assumidos, enfim, para a tomada de decisões quanto à identidade e direção deste Mestrado em Educação no Triângulo Mineiro, visto como pólo regional das instituições federais de ensino superior mineiras.

Assim, está em desenvolvimento desde setembro de 1995 a pesquisa intitulada "Avaliação do processo seletivo e da origem e produção dos candidatos ao Programa de Mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal de Uberlândia", cujos resultados parciais sobre o perfil dos candidatos para a turma de 1996 serão apresentados e discutidos nesta oportunidade.

Palavras-chave: Avaliação de processo seletivo; Mestrado; Pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Souza Araújo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Regina Célia de Santis Feltran, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora do Departamento de Princípios e Organização da Prática Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Fernando Marson, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor do Departamento de Princípios e Organização da Prática Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

ARAÚJO, J. C. S.; FELTRAN, R. C. de S.; NETO, W. G.; MARSON, F. Pós-graduação em educação na Universidade Federal de Uberlândia e sua clientela. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 185–201, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-932. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/932. Acesso em: 24 fev. 2024.