Editorial v.35 n.75 set./dez. 2021

Autores

  • Mario Borges Netto Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Editorial, Educação, Filosofia

Resumo

O ano de 2022 é um ano singular para a sociedade brasileira. Estamos às portas do bicentenário de nossa independência política e nos aproximando de mais uma disputa eleitoral para os cargos dos legislativos e executivos estaduais e federais. Ambos os eventos requerem de nós (professores, pesquisadores, cidadãos) problematizações, análises e condutas que instiguem a luta contra o aumento das desigualdades sociais e educacionais, bem como a defesa do direito à educação e a sua promoção como potência emancipatória para toda população brasileira. No horizonte destas reflexões e lutas está a esperança de estarmos construindo um momento de transição, uma mudança de ciclos, que nos conduza a novos esforços coletivos por democracia e justiça social.

Entre o passado vivido e os horizontes de expectativas, num contexto de incertezas e lutas, a Revista Educação e Filosofia mantém o trabalho acadêmico de divulgação científica comprometido com a transformação social e publica o último número do ano de 2021, número 75, volume 35. São 16 artigos, sendo 9 da área da Educação e 7 da área da Filosofia, e 1 resenha. O número que o leitor tem em mãos corresponde ao último quadrimestre de 2021. Ele nos apresenta uma oportunidade para pensarmos a história que nos trouxe até aqui, ao passo que somos provocados pelos dilemas sociais que se impõem a nós a pensar o presente e projetar o futuro.

Downloads

Biografia do Autor

Downloads

Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

Editorial v.35 n.75 set./dez. 2021. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 75, p. 1169–1174, 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65849. Acesso em: 28 mar. 2025.