Princípios reichianos fundamentais para a educação
base para a formação do professor
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-751Palavras-chave:
Educação, Energia humana, Wilhelm ReichResumo
Os problemas que nos afetam neste final de século exigem de nós educadores novas formas de pensar a educação. Para tanto, a obra de Wilhelm Reich tem grandes contribuições no que diz respeito a uma possível mudança na forma e concebermos a prática educativa.
Desde o início de suas pesquisas, Reich teve como foco de interesse o papel da energia no funcionamento de organismos vivos. Em tida sua trajetória, dedicou-se a pensar a organização da vida humana, numa expectativa de compreendê-la e viabilizá-la prazerosamente. Uma de suas descobertas fundamentais for perceber que as experiências emocionais dão origem a certos padrões musculares que bloqueiam o livre fluxo de energia. Tomando da biologia o princípio de que todos os organismos vivos têm uma tendência à auto regulação, ele percebe mais acentuadamente esta tendência nas crianças, chamando a atenção para o fato de que precisamos pensar mecanismos produtores de dificuldades de aprendizagem vivenciados na escola. Ao tratar da questão da neurose humana, esboça uma crítica ao sistema educacional e social, pois, a seu ver, são estes que promovem o bloqueio da energia humana. Reich pensa uma educação que ajude a quebrar os bloqueios energéticos perceptíveis nos indivíduos. [...]
Palavras-chave: Educação; Energia humana; Wilhelm Reich.
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